Dados de censos estão disponíveis pela primeira vez em plataforma digital
Os dados dos censos agropecuários realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1970 a 2017, pela primeira vez, estão disponíveis, organizados e permitem cruzamento de informações por ano, produto, município e Estado. O mesmo vale para as informações sobre as pesquisas municipais sobre pecuária, extração vegetal na silvicultura, abate e agrícola de 1990 a 2017. Nesse caso, os dados podem ser filtrados por município, microrregião, mesorregião, Estado, região e bioma. E, em todos os casos é possível a geração de gráficos da pesquisa realizada.
Os dados dos censos agropecuários realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),de 1970 a 2017, pela primeira vez, estão disponíveis, organizados e permitem cruzamento de informações por ano, produto, município e Estado. O mesmo vale para as informações sobre as pesquisas municipais sobre pecuária, extração vegetal na silvicultura, abate e agrícola de 1990 a 2017. Nesse caso, os dados podem ser filtrados por município, microrregião, mesorregião, Estado, região e bioma. E, em todos os casos é possível a geração de gráficos da pesquisa realizada.
Continua depois da publicidade
Essas funcionalidades estão disponíveis na plataforma digital do Atlas da Agropecuária Brasileira (Veja tutorial aqui) um enorme banco de dados sobre o uso da terra e da safra brasileira, fruto da parceria do Imaflora e Geolab/Esalq-USP.
Conforme o Imaflora, a intenção ao organizar as informações e torná-las públicas, de forma simples, é facilitar outros estudos, análises e pesquisas sobre o setor, além de identificar tendências. Entre elas, nota-se o aumento progressivo de atividades agropecuárias em direção ao Cerrado e a entrada na Amazônia, assim como o aumento da área de produção de commodities em detrimento de uma recente diminuição da área de alguns alimentos, como o arroz e o feijão.
“Embora ainda não haja uma análise formal dos pesquisadores sobre a série histórica é possível constar que, ao longo dos anos, houve aumento da produção, da produtividade e da concentração de terras, com a tendência de incorporação dos produtores médios pelos grandes”, informa o Imaflora.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante.
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa
Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.