Custos menores e melhores margens fazem produtor de leite investir mais

O período da safra de leite começou e os preços pagos aos produtores perdem força. Mesmo assim, a expectativa é de ganhos no próximo ano. Acreditando em margem de lucro, e devido à redução de custos nos últimos meses, os produtores investiram mais na produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

O período da safra de leite começou e os preços pagos aos produtores perdem força. Mesmo assim, a expectativa é de ganhos no próximo ano. Acreditando em margem de lucro, e devido à redução de custos nos últimos meses, os produtores investiram mais na produção.

A forte elevação dos preços internacionais das commodities até o início do segundo semestre trazia um grande ônus para os produtores. A queda externa nos preços das commodities refletiu também nos valores internos, amenizando os custos de produção.

Os preços atuais do leite superam os de há um ano, mas o cenário para 2012 poderá não ser de muita tranquilidade para o produtor. O leite longa vida, produto que norteia os preços no mercado, está em queda e já reflete nos valores finais do produto "in natura" pago aos produtores, segundo Aline Barrozo Ferro, pesquisadora do Cepea (Centro deEstudos Avançados em Economia Aplicada), órgão que mensalmente divulga um raio-X do setor de leite.
O produtor vai ter de conviver, ainda, como câmbio desfavorável. O real valorizado não só retira a competitividade do produto brasileiro no mercado externo como facilita as importações. A queda nas exportações brasileiras e o crescimento das importações inibem a valorização dos preços pagos aos produtores. Segundo a pesquisadora do Cepea, as exportações brasileiras recuam 30% neste ano, enquanto as importações devem atingir o dobro das de 2010.

A matéria é de Mauro Zafalon, da Folha, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Adilson Gutierrez
ADILSON GUTIERREZ

ITAPIRA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/12/2011

Em Nossa região São Paulo o governo tirou o incentivo de ICMS para compra de leite, aumentando assim um imposto de 18% para os laticinios, um absurdo.
Se o governo ajudasse os laticinios, poderiamos manter os preços do leite pago aos produtores que esta em 0,90 centavos..
Será que não tem ninguem no governo de São Paulo que veja que  estamos sofrendo concorrencia desleal em relação a outros estados.
Por favor nos ajudem!!! acaba ficando ruim para os produtores e para os laticinios tambem..
Pedro Aurelio Villani
PEDRO AURELIO VILLANI

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/12/2011

desestimulando os produtores de leite querem acabar com a miseria no país.
São os verdadeiros hipocritas que só sabem fazer discurso.
Por estas e por outras que vários pequenos produtores vão desistindo da atividade.
Edvalson de Sousa Martins
EDVALSON DE SOUSA MARTINS

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/12/2011

A sua linguagem esta perfeita Ronaldo Gomesde Resende, na minha regiao as pessoas preferem arrendar para soja, plantar milho, emprestar dinheiro, do que continuar numa atividade de sacrificios, segunda a segunda, sem mão de obra especializada, etc.. Outra demagogia para o momento é que a atividade só da lucro se produzir acima de 1000 litros, que besteira, a industria nunca negociou preço de leite, com nenhum produtor e sim impôs o preço que lhe convem. Estamos enfrentando nas pastagens, por falta de chuva, a cigarrinha que simplesmente liquidaram com as pastagens, o leite cai  e que esperança teremos para 2012! Observarmos a tão propalada  margem de lucro das empresas. Neste pais, depois do professor que passou sua vida de trabalho com esperança de dias melhores, que nunca chegou; agora a classe de produtores de leite continuando com a esperança de um novo ano de melhoras, que tambem não vai ter. Estamos acumulando dívidas para liquidarmos o nosso plantel  para pagar as contas acumuladas em 10 anos de ilusionismo......
Ronaldo Gomes de Resende
RONALDO GOMES DE RESENDE

ALTO ARAGUAIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/12/2011

produzir leite neste pais não e facil, temos que competir com todos e tudo  que acontece, dolar, comoditties e a falta de estimulo para ser produtor. Tem que antes de tudo ser otimista e pensar que um dia esta situação muda ou mudamos de atividade
Qual a sua dúvida hoje?