Neste mês, a maioria dos insumos apresentou alta nos preços, com exceção do grupo reprodução. O grupo mão de obra não sofreu variação significativa. O grupo sal mineral apareceu em primeiro lugar, com aumento de 2,39%. Em seguida estão os grupos produção e compra de volumosos, com aumento de 1,40%, concentrado com1,36%, sanidade com0,51%, qualidade do leite com0,35%, energia e combustível com0,20%. A alta verificada no grupo compra de volumosos foi em decorrência de variações nos preços de insumos utilizados para plantio e no grupo concentrado devido a aumento nos insumos que compõe a ração para vacas em lactação, principalmente o milho.
Variação em 2010
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos dez primeiros meses do ano teve uma elevação de 1,77%.
No período analisado, cinco grupos apresentaram alta: mão de obra (11,15%), sal mineral (10,68%), produção e compra de volumosos (6,20%), sanidade (5,31%), reprodução (1,78%). No grupo mão de obra, a alta foi em função do aumento do salário mínimo ocorrido no mês de janeiro. No grupo sal mineral, a variação foi puxada pela alta no insumo sal mineral. A variação no grupo produção e compra de volumosos foi decorrente dos preços dos insumos utilizados para plantio. O grupo sanidade foi influenciado pela elevação no preço médio dos medicamentos, e o grupo reprodução, foi influenciado pelo aumento no preço do sêmen.
A maior deflação ocorreu no grupo concentrado (1,70%), ainda em decorrência da redução nos preços de insumos deste que ocorreram no inicio do ano. Em seguida, aparece o grupo qualidade do leite (1,33%), com queda ocasionada pela redução no preço dos detergentes. Depois vem o grupo energia e combustível (0,34%), influenciado pelas oscilações no preço da gasolina.
O ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Em relação a outubro de 2009 o ICPLeite/Embrapa registrou alta de 0,50%.
Neste período, a maior variação positiva ficou por conta do grupo mão de obra, que apresentou alta considerável de 11,25%. No período analisado o custo da mão de obra foi influenciado, principalmente, pela elevação do valor do salário mínimo. A segunda maior alta ocorreu no grupo sal mineral, com alta de 8,84%, seguido pelos grupos sanidade (5,98%), produção e compra de volumosos (5,76%), reprodução (4,69%) e energia e combustível (0,50%), sendo que no ultimo grupo, a gasolina foi o insumo que mais sofreu aumento nos preços.
O grupo que apresentou maior deflação de preços foi qualidade do leite, de 4,84%, puxada pelo preço do dos detergentes para limpeza do tanque de resfriamento e ordenhadeira mecânica. Logo depois o grupo concentrado, com variação negativa de 3,73%.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de outubro/2010 em relação a setembro/2010 e o acumulado em 12 meses.

O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) mede a variação no custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais. A base, igual a 100, refere-se ao mês de abril de 2006.
O ICPLeite é divulgado mensalmente no boletim Panorama do leite on line, disponibilizado no site do Centro de Inteligência do Leite - CILeite. As informações estarão disponíveis a partir da 2ª quinzena de cada mês.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.