Os grupos de insumos que obtiveram maior variação foram Produção e compra de volumosos, com alta de 15,98%, Qualidade do leite, de 6,85%, e Sal Mineral, de 5,64%. A alta no grupo Produção e compra de volumosos ocorreu devido ao aumento nos preços de insumos utilizados para produção de alimentos volumosos para o rebanho, tais como calcário, adubos, defensivos, sementes e mudas.
No grupo Qualidade do leite, a alta foi devido à variação nos preços dos detergentes, principalmente alcalino e ácido, e no grupo Sal Mineral, devido ao aumento nos preços dos componentes do sal mineral. Embora de menor magnitude, os grupos Reprodução, Sanidade e Mão de obra também apresentaram alta de 1,76%, 1,10% e 0,37%, respectivamente. No primeiro grupo, a variação ocorreu em consequência do realinhamento nos preços de combustíveis, principalmente na gasolina; no segundo grupo, a alta foi devido à variação nos preços de medicamentos e vacinas de uso veterinário; e no grupo Mão de obra, devido ao custo dos diaristas. O único grupo a apresentar deflação foi Concentrado, com queda de 1,62%, reflexo das variações nos preços do farelo de soja e da ração bovina.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de maio/2011 em relação a abril/2011, o acumulado no ano e o acumulado em 12 meses.

Variação do ICPLeite/Embrapa em 2011
O ICPLeite/Embrapa acumulado nos cinco primeiros meses de 2011 apresentou variação positiva de 9,71%. Todos os grupos de insumos apresentaram alta: Produção e compra de volumosos, de 24,20%; Sal Mineral, de 20,38%; Qualidade do leite, 17,98%; Mão de obra, 7,20%; Concentrado, 5,50%; Sanidade, 4,02%; Energia e combustíveis, 3,39%, e Reprodução, de 1,43%.
No grupo de insumos Produção e compra de volumosos, a alta ocorreu, principalmente, pelo aumento no preço dos insumos utilizados para produção de alimentos volumosos para o rebanho como cana de açúcar, capineira e pastagens, etc. No grupo Sal mineral, a variação foi devido ao aumento no preço dos insumos para produção do sal mineral e do sal comum. Em Qualidade do leite, a alta foi devido ao aumento nos preços dos detergentes utilizados na limpeza dos tanques de armazenagem e das ordenhadeiras. No grupo Mão de obra a alta foi devido ao reajuste do salário mínimo.
Variação do ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Nos últimos 12 meses o ICPLeite/Embrapa acumulou um aumento de 18,36%. É possível notar que todos os grupos de insumos apresentaram variação positiva, sendo que os insumos relativos à alimentação do rebanho, tanto concentrado quanto volumoso, e a qualidade do leite foram os que mais aumentaram.
No grupo Mão de obra a variação foi devido ao reajuste do salário mínimo ocorrido no início do ano e no grupo Sanidade, devido à variação nos preços de medicamentos e vacinas de uso veterinário. Nos demais grupos de insumos, apesar de também terem variado positivamente, estas ocorreram em menor magnitude.
As informações são da Embrapa, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.