Na Tabela 1 é apresentada a estrutura de ponderação para o cálculo do Índice; as variações percentuais calculadas para o mês de junho/11, o acumulado no ano e para os últimos doze meses.
Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice do ICPLeite/Embrapa e variações percentuais de junho/2011 em relação a maio/2011, o acumulado no ano e o acumulado em 12 meses.

Variações do ICPLeite/Embrapa em junho de 2011
Em junho, o ICPLeite/Embrapa foi 168,47 ante 166,27 em maio de 2011, significando uma variação positiva de 1,32%. É possível notar a variação no preço dos insumos e como contribuíram para o aumento do ICPLeite. Neste mês o grupo de insumo que apresentou maior alta foi Sal mineral, de 6,64%. Os outros grupos que apresentaram alta foram: Concentrado, de 2,70%, ocasionado principalmente, pelo aumento do farelo de trigo e fubá de milho; Energia e combustível, de 0,93%, devido a variação nos preços de combustíveis, principalmente gasolina e álcool; e Sanidade e Mão de obra, ambos de baixa magnitude, de 0,37% e 0,07% respectivamente. Apenas dois grupos apresentaram deflação: Produção e compra de volumosos, de 1,98%, devido à queda nos preços de insumos utilizados na cultura da cana de açúcar e Qualidade do leite de 1,11%; devido a variação nos preços dos detergentes utilizados para limpeza de equipamentos de ordenha, armazenagem e resfriamento.
Variação do ICPLeite/Embrapa em 2011
O ICPLeite/Embrapa acumulado no primeiro semestre de 2011 foi de 11,16%. Neste período, todos os grupos de insumo apresentaram variação positiva: Sal Mineral, de 28,38%; Produção e compra de volumosos, de 21,74%; Qualidade do leite, de 16,68%; Concentrado, de 8,34%; Mão de obra,7,27%, Sanidade,de 4,40%; Energia e combustível, de 4,35%; e Reprodução, de 1,43%.
No grupo de insumos Sal mineral, a alta foi provocada, principalmente pelo preço do fosfato. O grupo que apresentou a segunda maior alta no semestre foi Produção e compra de volumosos. A variação neste grupo ocorreu devido ao aumento nos preços de insumos utilizados para produção de cana de açúcar e silagem e manutenção das pastagens. No grupo Qualidade do leite, a alta foi devido ao aumento nos preços dos detergentes utilizados na limpeza dos tanques de armazenagem e das ordenhadeiras. No grupo Concentrado, a alta foi conseqüência de variações nos preços da ração para vacas.
Variação do ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Nos últimos 12 meses o ICPLeite/Embrapa acumulou um aumento 19,34%. Épossível notar que as maiores altas ocorreram nos grupos de insumos relacionados à alimentação animal, seguido dos grupos vinculados a produção de alimentos volumosos e qualidade do leite.
No grupo Sanidade a variação ocorreu nos preços de medicamentos e vacinas de uso veterinário e no grupo Mão de obra devido ao aumento do salário mínimo. Nos demais grupos de insumos, Reprodução e Energia e combustível, apesar de também terem variado positivamente, as altas ocorreram em menor magnitude.
As informações são da Embrapa Gado de Leite, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.