As vendas de sorvete no Oriente Médio e África somaram US$ 2,4 bilhões no ano passado, um aumento de 8% em relação a 2008, segundo dados da consultoria Euromonitor. Apesar da alta inflação na região, em volume as vendas do produto tiveram um crescimento de 4% na mesma comparação.
A demanda crescente por sorvete na região resistiu à crise econômica por dois fatores, segundo apontou a pesquisa. Em primeiro lugar, os sorvetes mais caros continuaram sendo comprados por uma elite de consumidores que não foi muito afetada pela crise. Outro fator é que a demanda por sorvetes mais baratos depende, principalmente, das condições climáticas e do crescimento demográfico, e não tem relação com leves variações na renda.
De 2009 a 2014, a previsão da Euromonitor é de que o volume de vendas de sorvetes na região aumente 20%, principalmente por causa do calor, crescimento e demográfico. Mesmo com o aumento da demanda, a pesquisa mostra que o consumo per capita do produto na região continuará baixo até 2014 (0,5kg/ano) em comparação ao consumo da Europa Ocidental, por exemplo, de 6 kg/ano.
No ano passado, Irã, Israel e Arábia Saudita foram responsáveis por 50% do total das vendas de sorvete no Oriente Médio e na África. A pesquisa revela que diversos fatores contribuíram para isso, como as altas temperaturas durante o ano, explosão demográfica, preços baixos dos sorvetes e propagandas de televisão de novos produtos.
As informações são da Agência de Notícias Brasil Árabe, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Cresce demanda por sorvetes no Oriente Médio
As vendas de sorvete no Oriente Médio e África somaram US$ 2,4 bilhões no ano passado, um aumento de 8% em relação a 2008, segundo dados da consultoria Euromonitor. Apesar da alta inflação na região, em volume as vendas do produto tiveram um crescimento de 4% na mesma comparação.
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