O estabelecimento Leitbom, localizado em Uruaçu/GO, foi interditado no último dia 27/04 pelo Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários do Estado de Goiás (SIPAG) em decorrência de resultados de análises em desacordo com os padrões regulamentares, bem como irregularidades referentes ao processo de fabricação dos produtos elaborados pela empresa. A empresa implicada deverá corrigir as falhas operacionais e do seu Programa de Autocontrole, além de demonstrar, por meio de resultados laboratoriais, que os produtos elaborados pela mesma se encontram dentro dos padrões legais.
Por conta da interdição, todo o leite recebido nessa unidade da Leitbom, que pertence à GP Dairy e recentemente formou um consórcio com a Parmalat, está sendo direcionado para outras três plantas do grupo no Estado para processamento.
O SIPAG do Estado de Goiás também submeteu ao Regime Especial de Fiscalização, desde o último dia 30, o estabelecimento laticínios Santa Clara, localizado em Abadiânia/GO.
A medida cautelar foi adotada devido à constatação de resultado de análise oficial que demonstrou irregularidade para parâmetro de Índice de Caseinomacropeptídeo (CMP) em amostra de leite pasteurizado padronizado. Os índices de CMP acima do previsto em legislação podem ser indicativos de adição de soro, proveniente do processamento do queijo, no leite pasteurizado ou uso de matéria-prima de baixa qualidade.
A empresa somente poderá expedir leite para o comércio após a verificação de resultados laboratoriais em conformidade com a legislação vigente. A suspensão da medida cautelar ainda está condicionada à apresentação pelos estabelecimentos de um Plano de Medidas de Controle e Monitoramento da Qualidade e Conformidade, devidamente implantado e aprovado pelo Serviço de Inspeção Federal.
As informações são do Cquali, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Cquali: SIPAG adota medidas cautelares em GO
O estabelecimento Leitbom, localizado em Uruaçu/GO, foi interditado no último dia 27/04 pelo Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários do Estado de Goiás (SIPAG) em decorrência de resultados de análises em desacordo com os padrões regulamentares, bem como irregularidades referentes ao processo de fabricação dos produtos elaborados pela empresa. O mesmo SIPAG, de Goiás, submeteu ao Regime Especial de Fiscalização, desde o último dia 30, o estabelecimento laticínios Santa Clara, localizado em Abadiânia/GO.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

IVON CORREA
ANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/05/2010
Execelente a iniciativa! Temos que banir, definitivamente, tal prática para o bem dos consumidores e produtores. Tomara que a fiscalização aconteça em 100% dos laticínios de Goiás e do Brasil.