CQuali aponta indícios de fraude em leite
O Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite, conduzido pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/MAPA), segue determinando à adoção de Regime Especial de Fiscalização nos casos de constatação de indícios de fraude. Na última semana foi determinada a suspensão da expedição de produtos ao comércio referentes a sete estabelecimentos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A Indústria de Alimentos Nilza, localizada em Ribeirão Preto/SP, e a Usina de Laticínios Jussara, localizada em Patrocínio Paulista/SP, foram submetidas a Regime Especial de Fiscalização em decorrência de resultados de análises oficiais que demonstraram indicativos de adição de soro, proveniente do processamento do queijo, no leite UHT.
O mesmo motivo desencadeou a adoção da referida medida cautelar nos estabelecimentos: J.C. Indústria e Comércio de Lactose e Laticínios, localizada em Manaus/AM; Cordilat Alimentos, localizada em Canindé de São Francisco/PE; e Agropecuária Irmãos Avelino, localizada em Paraíba do Sul/RJ, sendo que os dois primeiros foram implicados em resultados irregulares do produto leite em pó e o último incorreu infração no leite pasteurizado.
A empresa Laticínios Bom Gosto, localizada em Tapejara/RS, também foi submetida a Regime Especial de Fiscalização devido à constatação em análises oficiais de presença de amido em amostra de leite UHT. A presença de amido no leite indica suposta correção da densidade do leite alterada por adição de água ao produto.
O estabelecimento Indústria de Laticínios Pavlat, localizada em Pavarena/RS, foi proibido temporariamente de expedir leite UHT para o comércio devido a resultados de análises sucessivos que não atendem aos padrões legais vigentes.
A suspensão das medidas cautelares impostas está condicionada à constatação de resultados de análises laboratoriais em conformidade com a legislação vigente e a apresentação pelos estabelecimentos de um Plano de Medidas de Controle e Monitoramento da Qualidade e Conformidade, devidamente implantado e aprovado pelo Serviço de Inspeção Federal.
Ontem (14), após novas análises de leite, Bom Gosto e Nilza foram liberadas do regime, segundo o Dipoa, que é responsável pelo Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite. A Jussara afirmou que não foi submetida ao regime.
A Bom Gosto informou que na segunda (12) já foi excluída do regime especial. Conforme a empresa, depois da notificação do ministério, amostras de três lotes de leite UHT foram encaminhadas a laboratórios credenciados, sem que tenha sido detectada qualquer anormalidade nos produtos. No fim da tarde de ontem (14), foi a vez da empresa Nilza informar que havia saído do regime após novas análises do ministério.
A suposta adição de soro também foi o problema encontrado em amostras de leite longa vida da Jussara, segundo o CQuali. A empresa contesta. O diretor Laércio Barbosa afirmou que a metodologia de análise usada na fiscalização é "falha" porque aponta falso positivo e que o próprio ministério reconheceu isso, tanto que instrução normativa da pasta instituiu uma nova metodologia para impedir que isso ocorra.
Barbosa disse que uma segunda análise em laboratório credenciado não indicou a presença de soro em leite da Jussara. "Não temos produto com irregularidade", afirmou ele, acrescentando que a empresa não deixou de comercializar.
As informações são do CQuali Leite e do jornal Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/04/2010
CHAPECÓ - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 18/04/2010
Somente assim conseguiremos mudar o senário do LEITE Brasileiro e conseguirmos resgatar a confiabilidade dos produtos.
Excelente trabalho do Ministério, todos NÓS podemos fazer parte deste trabalho para o sucesso do Brasil.
Att. Leandro Rossoni
BARBACENA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 15/04/2010
Parabéns ao Ministério pelo trabalho realizado.
Um abraço;
Sávio Santiago

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/04/2010
O que pode ocorrer é que o consumidor dê preferencia ao leite de outros lugares, pois todos nós sabemos que o leite no Brasil não tem uma fiscalização rígida, não dando confiança ao consumidor. Esperamos, nós produtores, do governo , que as coisas melhorem nesta área.