Um novo estudo da Kantar Worldpanel aponta que a presença do leite longa vida nos lares brasileiros aumentou nos últimos anos, acompanhando o crescimento da cesta de bebidas na qual está inserida. Os dados indicam que os brasileiros compram bebidas 6 vezes ao mês, sendo que em 4 oportunidades levam leite, um dos destaques da categoria.
"Nossos estudos identificam que há 8 anos, o leite está presente em 100% dos lares - mais do que o refrigerante, por exemplo, com 99%", declarou Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.
O todo-poderoso leite longa vida - No estudo da Kantar Worldpanel foi verificada a expansão constante do leite longa vida, mesmo em regiões que não têm tanta proximidade com o produto como Norte e Nordeste, onde o leite em pó perdeu participação.
O leite longa vida está presente em 89% dos domicílios do país, concentrado nas classes sociais mais altas. Mesmo assim, o aumento do consumo do produto foi de 13 p.p entre 2003 e 2011. Ele roubou espaço dos leites pasteurizado e cru, ambos com queda de 11 p.p. Na segunda colocação do ranking está o leite em pó com 66% de penetração, uma alta de 7 p.p no mesmo período.
O leite longa vida teve elevação no desembolso, já que o consumidor gastou em média R$ 15, 10 mensais com o produto e o valor subiu 10% na média anual entre 2005 e 2011. Os supermercados são o canal de venda com maior disponibilidade da bebida, sendo que os hipermercados vêm perdendo espaço e o atacado ocupando esse grupo. O leite integral tem a maior preferência, com 88% de participação nas vendas porque possui o menor custo, em média R$ 1,89. O semidesnatado é o mais caro, com custo médio de R$ 1,96.
A região Sul do Brasil é onde o produto tem maior presença, 98% dos lares. Por lá, o leite longa vida é consumido principalmente pela classe C, com 46% de alcance, seguido pelas classes A B e D E, além disso, é o preferido das donas de casa com mais de 50 anos de idade.
As regiões Norte e Nordeste são vistas como uma oportunidade no mercado já que o leite longa vida tem um alcance em apenas 65% dos domicílios, concentrado na classe A B, com 41%. Mesmo assim há condições para um crescimento maior entre as classes mais baixas que, aos poucos, deixam de lado o leite em pó.
No Centro-Oeste e Sudeste, a presença do leite longa vida é de 95% dos lares, com destaque para o consumo da classe C, com 43%, na frente das classes A B e D E.
De olho no futuro, o mercado de leite se volta para as linhas fit, com menos calorias e maior apelo saudável. É importante observar que o consumidor está mais apto a experimentar novos produtos, sem deixar de lado a preocupação com o preço. O consumo do leite longa vida, por exemplo, é mais suscetível a promoções principalmente relacionadas a desconto no preço.
"O apelo por praticidade é algo cada vez mais presente na cabeça do consumidor, especialmente no setor de bebidas. O mercado de leite tem se adaptado a essa realidade desenvolvendo novas linhas do produto, com embalagens fáceis de ser manuseadas e baixo teor de gordura.", explica Fátima Merlin.
A matéria é do Portal Fator Brasil, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Consumo de leite longa vida cresce e alcança 89% dos lares brasileiros, aponta Kantar Worldpanel
Um novo estudo da Kantar Worldpanel aponta que a presença do leite longa vida nos lares brasileiros aumentou nos últimos anos, acompanhando o crescimento da cesta de bebidas na qual está inserida. Os dados indicam que os brasileiros compram bebidas 6 vezes ao mês, sendo que em 4 oportunidades levam leite, um dos destaques da categoria.
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