Conaprole: captação aumentou 5% até março sobre 2010

Apesar da seca, o nível de produção até fevereiro de 2011 aumentou com relação ao mesmo período de 2010 no Uruguai, de acordo com a Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole). A produção de leite captada pelas plantas da cooperativa foi 5% superior com relação ao ano anterior, segundo o integrante da Conaprole, Gabriel Oleggini.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Apesar da seca, o nível de produção até o momento em 2011 aumentou com relação ao mesmo período de 2010 no Uruguai, de acordo com a Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole). A produção de leite captada pelas plantas da cooperativa foi 5% superior com relação ao ano anterior, segundo o integrante da Conaprole, Gabriel Oleggini.

"Apesar da seca, chamou a atenção o bom nível de produção. Aprendeu-se com as secas anteriores e não se viu o efeito negativo que se esperava a nível produtivo individual e na oferta geral, que foi maior que a do ano anterior", disse ele.

"Não há nada que indique que haverá mudanças bruscas no mercado". Ele pediu critério aos produtores, contudo, na hora de planejar novos investimentos. Disse que a oferta de crédito é abundante, mas pediu tranquilidade no momento de solicitar isso, que se analise qual seu destino e se é realmente necessária sua solicitação.

Comentário MilkPoint:

As notícias de crescimento da produção na Argentina e Uruguai, nesse caso representado pela maior cooperativa do país, a Conaprole, devem ser observadas com grande atenção, considerando que os dois países representam mais de 90% do leite que importamos.

Com a desvalorização do dólar e o aumento do preço da matéria prima no nosso país, o movimento de importação segue com fundamentos para continuar em alta. Em janeiro e fevereiro desse ano, o déficit, em volume, atingiu 43,9% do déficit de 2010. Em março, essa porcentagem deve aumentar ainda mais.

As informações são do Observa.com, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 11/04/2011

Vilson,

A produção do Uruguai nos três primeiros meses de 2010 foi de 326,8 milhões de litros. Extrapolando a estimativa de crescimento de 5%, do integrante da Conaprole, teríamos 343,2 milhões de litros.

Carlos Zomboni,

Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário bastante pertinente.
Carlos Alberto T. Zamboni
CARLOS ALBERTO T. ZAMBONI

CAJURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 05/04/2011

Muito importante e pertinente essa observação feita pela equipe Milkpoint:

Da forma que está sendo desenhado o cenario, com aumento atual da materia-prima a niveis bem superiores aos que alguns segmentos conseguem repassar, exportações a cada dia mais inviáveis, mesmo sabendo dos tbem aumentos dos custos de produção, poderemos estar empurrando esses segmentos a buscarem a opção pela importação, a cada dia mais facilitada com maiores volumes na A.do Sul e o U$ ladeira abaixo.
Somente pela sua entrada no pais para regular o mercado a importação não seria prejudicial, mas poderá estar chegando no mercado interno coincidindo com o periodo em que teremos os maiores volumes de produção no sul e no sudeste.

Temos que estar atentos, pois poderá estar aí um dos gargalos para a Pecuaria Leiteira em 2011.

abs

ZAMBONI
Vilson Marcos Testa
VILSON MARCOS TESTA

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 05/04/2011

A matéria fala de uma série de variações (%) sem mencionar valores absolutos e sem referenciar sobre qual(is) bases essas variações são tomadas. Isso deixa o leitor sem referências para análise
Qual a sua dúvida hoje?