Como se comportará o preço do leite em 2011?

No primeiro mês de 2011, o preço médio pago pelo leite aos produtores continuou em alta, apresentando leve aumento de 1,2% frente a dezembro/10, indo para R$ 0,7294/litro. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o valor apresentou valorização (nominal) de 22%. <b>Como será o comportamento dos preços pagos aos produtores em 2011?</b> Participe deixando o seu comentário no espaço para cartas do leitor abaixo.

Publicado em:

Ícone para ver comentários 25
Ícone para curtir artigo 0

Os últimos meses de 2010 apresentaram consecutivas altas para o preço pago ao produtor, que, contudo, sofreu com a desvalorização do preço de sua matéria-prima em plena entressafra no ano que passou.

Os preços ao produtor (Gráfico 1), segundo a média nacional do Cepea-Esalq/USP, terminaram o ano em R$ 0,7207/litro, cerca de 20% acima do valor de dezembro de 2009 (R$ 0,6024/litro). A média de 2010 (nominal), foi de R$ 0,7055/litro, 5,8% acima da de 2009.

No primeiro mês de 2011, o preço médio pago pelo leite aos produtores continuou em alta, apresentando leve aumento de 1,2% frente a dezembro/10, indo para R$ 0,7294/litro. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o valor apresentou valorização (nominal) de 22%.

Gráfico 1. Preços ao produtor, médica nacional do Cepea-Esalq/USP (R$/litro).

Figura 1

Como será o comportamento dos preços pagos aos produtores em 2011? Participe deixando o seu comentário no espaço para cartas do leitor abaixo.



Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 25
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Edvalson de Sousa Martins
EDVALSON DE SOUSA MARTINS

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2011

Sr. wilson Mendes Ruas, obrigado pelas suas considerações, reforço a ideia, de que o produtor, não podera mais sobreviver tão somente do leite. Acho ainda que: se investe em tecnologias, teremos animais de padrão genético comercialmente muito bons; transformar sua atividade em um comércio de animais de alta produção, cobiçado por todos. Tendo qualidade, tem preço, essa é a regra do jogo, não se passar por agiotas e corretores de animais, que tambem acabam indo para o brejo.Animais bons tem mercado, pucos são capazes de vencer essa diferença. É O CASO DA EDUCAÇÃO: o cidadão que não estudar hoje , esta fadado ao fracasso, só esta sobrando serviço de servente de pedreiro, padecendo na betoneira. Uma vida sofrida. Precisamos estimular, movimentar a auto estima das pessoa, a acreditar mais em si mesma, vencer as diferenças e sermos mais esperançosos nos seus projetos de vida! Valeu a pena ter auto estima e poder ajudar as pessoas........., valeu Mendes...!
PEDRO DONIZETE DA COSTA
PEDRO DONIZETE DA COSTA

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/02/2011

Concordo com o Wilson Mendes Ruas. Temos, contra nós, a concorrência de outros países, agravada pela cotação do dólar. Qualquer ensaio de valorização do leite e seus derivados, poderá aumentar a importação. Todavia, não devemos esmorecer. Produzir leite é mais nobre do que produzir cachaça, pois produzimos o alimento mais nutritivo do planeta. Já a cachaça... Também, não devemos culpar o governo, pois vivemos em um mercado livre, sem protecao governamental. E, nao nos iludamos, proteção de mercado tem seus dissabores.
Muita gente que nao é do ramo iria se aventurar na atividade. Até mesmo para lavagem de dinheiro. Então, o negócio é profissionalizarmos, produzir com eficiência, baixar custos. E, quem sabe, um dia, cada um de nós sermos os próprios industrializadores do leite que produzimos. Agora, quanto ao preço para 2011, vamos torcer para que chegue aos R$ 0,90 e estabilize. Afinal, não custa sonhar...
Wilson Mendes Ruas
WILSON MENDES RUAS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 07/02/2011

Parabens ao Edvaldo Souza Martins, pela abrangência do seu comentário. Concordo, plenamente com você quando pergunta onde estão nossas cooperativas, sindicatos, CNA, (governo eu deixo de lado). Rescentemente, ouvi um comentario de um presidente de cooperativa, que determinado presidente de central pretendia em 2011, fazer resultado em cima dos produtorea de leite. Essa é uma visão míope do cooperativismo. Cooperativas que não dão força aos cooperados, seus dirigentes devem ser banidos pelos cooperados. Devemos ir aos dirigentes de cooperativas, sindicatos, etc., e cobrar movimentos e ações em favor da classe. Na da comunicação eletrônica, temos toda condição de fazer um forte movimento de classe. É só querermos. Se isto não existe é porque ainda não nos sentimos suficientemente ameaçados, ou o pior já aconteceu; somos uma especie em extinção.
Wilson Mendes Ruas
WILSON MENDES RUAS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 07/02/2011

Concordo com o Wanderson Ricardo Maia, quando levanda a questão da pouca atratividade mercadológica do nosso produto. Precisamos ter cuidado, pois com mercado globalizado, podemos promover o consumo do produto importado. Gostaria de pegar uma carona no que disse o José Coelho Pinto, para enfatizar que, é necessário trabalharmos tambem, a competitividade do nosso produto no mercado globalizado. Considerando essas duas facetas de mercado, volto à abordagem do Wanderson, quando disse que "o caminho ainda é o cooperativismo". Eu diria que sim, contudo se revermos a nossa postura passiva em relação aos procedimentos e práticas cooperativistas em grande parte dessas instituições em nosso Pais. Devemos ser mais próativos, não só com relação às cooperativas, mas também com relação aos sindicatos, FAE(MG) e CNA.
Wanderson Ricardo Maia
WANDERSON RICARDO MAIA

CÓRREGO DANTA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/02/2011

Continuo achando que devemos trabalhar melhor o nosso produto da "porteira pra fora". Como podemos falar em melhoria de preço num produto que é produzido por nós e pouco divulgado na mídia? Acho que o caminho ainda é o cooperativismo dos produtores, e não o individualismo, a diminuição nos investimentos, baixar a produção e outros que irá resolver o preço de nosso produto!
Falem da importância do alimento leite para seus filhos...
Marcio de oliveira castro
MARCIO DE OLIVEIRA CASTRO

SANTA FÉ - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/02/2011

Acredito que os preços deverá ficar acima dos preços do ano de 2010,e os custos ficarão bem mais elevados também diante dessa realidade aparente espero que alcance em torno de R$0.55 de média geral, que é pouco.
Wilson Mendes Ruas
WILSON MENDES RUAS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 05/02/2011

Se não houver alteração na cotação do dolar, será mais um ano de preços instaveis. Os produtores continuarão adotando práticas de sobrevivência (boi zebu no gado de leite, etc), e outros movimentos como tentativa de liquidação de plantel.

Os produtores não farão investimentos, pela propria situação por que vem passando o segmento nos últimos anos.

Hoje, a MELHOR estrategia para o produtor é reduzir rebanho de leite, mão-de-obra e pular fora do barco na primeira oportunidade.

O leite como negócio, por enquanto, não tem qualquer atratividade p/produtor:

- não temos competitividade internacional;
- como produtores não temos força de venda perante a indústria de laticínio;
- custo de produção em alta (do papel toalha à ração/volumoso);
- governo com foco no social, sendo que qualquer tendencia mais forte de alta será combatida com importação, porque a política cambial assim favorece.

Então senhores produtores, não nos iludamos, a curto e médio prazo, com o negócio chamado leite.

Nossas estratégias, como produtores de leite, deve levar em conta se conseguiremos sobreviver dentro desse cenário.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 04/02/2011

Continuo acreditando na minha opinião que deixei aqui há alguns meses atrás:acho que está sobrando leite no mundo,frente ao atual consumo.
Parece que na maioria dos países e regiões os preços pago aos produtores não agradam a ningém.Acredito até que a tendência é de queda.Existem grandes estoques de leite em pó em vários países.Para agravar a situação,estão usando um sub-produto que até algumas décadas passadas só era usado na alimentação animal,que é o soro de queijo,produzindo com ele as tais bebidas lácteas,que são pobres em proteinas e ricas em lactose.
Por outro lado,as produtividades dos rebanhos estão cada vez mais altas,graças às novas tecnologias,tais como:inseminação artificial,transplante de embriões,sexagem do semem,melhoria de pastagens e alimentação em geral.
Por tudo isso,acredito que o aumento na produção será cada vez maior,sendo esse crescimento muito rápido,frente a um consumo que cresce mais lentamente.
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
José Coelho Pinto
JOSÉ COELHO PINTO

ARAPUTANGA - MATO GROSSO

EM 04/02/2011

O mercado do leite no ano de 2011 dependerá do volume de importação. Historicamente o preço do leite no brasil sempre foi prejudicado com a importação dos derivados de leite, principalmente do mercosul. Com o cambio na conjuntura atual onde o dolar está desvalorizado e o real valorizado é vantasojo importar. Espero que as nossas exportação posssa alavancar neste ano que é um dos grande desafio do setor leiteiro no brasil. Gostaria de saber até quando o agronegócio do leite vai ser globalizado para a favor dos produtores brasileiros. Neste cenário nós só fomos prejudicado com a importação, quando os nossos preços melhoram os laticínios abaixa o preço logo em seguida dizendo quie entrou produtos importado e fez o preço do leite baixar.
Wildomar José de Oliveira
WILDOMAR JOSÉ DE OLIVEIRA

UBERABA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/02/2011

É preciso os produtores se conscientizarem que no capitalismo impera a lei de mercado (oferta e procura). Quando a oferta é maior do que a procura o produtor começa a perder. Infelizmente os grandes receptadores de leite e a indústria não se coscientizaram de que os sólidos são a base de tudo que se produz a partir do leite. Vemos o produtor receber pelo litro de leite valores relativos ao longa vida no varejo, entretanto não é só o longa vida que é produzido a partir do leite in natura.
Cabe aos produtores se mobilizarem para contribuir na valorização de seu produto.
Parece que neste ano estamos vendo uma luz, ainda meio ofuscada, no final do túnel.
Numa economia de mercado madura é importante todos integrantes da cadeia produtiva ganharem. Esperemos. O otimismo deve fazer parte da vida do empreendedor, pois do contrário ele esmorece.

Wildomar
David Antonio Carvalho de Oliveira
DAVID ANTONIO CARVALHO DE OLIVEIRA

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/02/2011

Bom dia Senhores,

Temos grande confianca na cadeia leiteira produtiva, como ja fora afirmado, temos que nos profissionalizar, tomar as decisoes certas em momentos decisivos, enfim, conhecer profundamente o sistema, qual o produtor que conhece a individualidade de seus animais??? Qual produtor utiliza de ferramentas de gestao eficientes? Vamos deixar de lamentar o leite derramado e produzir leite com eficiencia, trabalhar com o preco medio de seu sitema individual de custo, as perdas individuais que os o produtores absorvem sao enormes....." Produzir leite requer investimento de milhoes e briga por centavos" vamos ser mais profissionais.
Rafael Vitor Duarte
RAFAEL VITOR DUARTE

PAULA CÂNDIDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/02/2011

Penso que o produtor deve buscar meios (tecnologias), para abaixar o custo de producao e poder assim aproveitar melhor o preço do leite, que em plena safra nao esta ruim. Qual o foi o ano que recebemos esse preço em Janeiro? Quando falo em tecnologia nao estou referindo em investir grande quantidades de dinheiro na propriedade, em instalaçoes ou em maquinarios, me refiro em adotar praticas de producao que sao realmente viaveis e que apresentam resultados economicos aos produtores. Praticas que por exemplo estao na metodologia do Projeto Balde Cheio, que alias é o melhor programa pra desenvolvimento da produção de leite, principalmente para o pequeno produtor.
Fazenda Furnas do Amparo
FAZENDA FURNAS DO AMPARO

PASSOS - MINAS GERAIS

EM 03/02/2011

Nós, produtores de leite do Brasil, deveriamos deixar de sermos tão pacifícos e pararmos de apanhar calados. A revolta Egípcia está mostrando e exemplificando muitas possibilidades para quem viveu, vive e viverá subjulgado e massacrado por algo e alguéns. Amigos vejam o preço de milho, farelo de soja, salários, energia elétrica, fertilizantes, oleo diesel etc. Será apenas eu que estou insatisfeito com nossa atividade devido a não rentabilidade que constantemente enfrentamos. Olha, mas por favor me alertem se caso estiver errado, talvez sou realmente incompetente, preguiçoso ou até mesmo reclamão. Por favor me ajudem, talvez minha vocação seria abrir uma lojinha de bugingangas Made in China e parar de produzir leite e alimentar as pobres criancinhas do Brasil. Aos economistas de plantão tenho certeza que minha TIR seria melhor, não seria? Nossa já ia me esquecendo passei hoje em frente a um respeitoso boteco para fazer uma pesquisa de grande valia para a ocasião: O preço de uma dose de cachaça de "qualidade"? Afinal todos nós sabemos o valor alimenticio deste produto. Pasmem R$ 1,25. Ai que eu vi que produzir leite de qualidade (CBT 10, CCS 250, gordura 3,7, Proteina 3,3) e vender a R$0,80 é um excelente negócio.
Robson Luiz Souza de Oliveira
ROBSON LUIZ SOUZA DE OLIVEIRA

SÃO MATEUS - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2011

Acredito que o preço do leite vai se manter estável. O que precisamos para obter lucro em nossa atividade, é estarmos sempre buscando conhecimento, investindo em tecnologias(alimentação, genetica e manejo), para termos escala em nossa produção. Obviamente, com essas tecnologias estaremos com nossas propriedades nas mãos, onde poderemos trabalhar os custos com mais precisão.
Joao Aparecido F. Santos
JOAO APARECIDO F. SANTOS

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2011

O mercado em 2011, se ficar nos mesmos patamares médios de 2010 mais uma correção da inflação, eu acho que vai ser bom para nós produtores. A industria que vendo meu leite já vem sinalizando algumas melhoras (Itambé). Mas fico preocupado todas as vezes em que o leite sobe muito no inicio do ano! Mas vamos em frente porque no final do mês temos que pagar as contas.
Martinho Mello de Oliveira
MARTINHO MELLO DE OLIVEIRA

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2011

Em um primeiro momento, provavelmete a produção ficará estável ou diminuirá, tendo em vista que os preços estão em baixa e, por outro lado, os custos em alta, sobretudo o milho, soja e etc. Com este panorama, dificilmente o produtor encontrará estímulo para aumentar a produção. Entretanto, se nós produtores fizermos gestões no sentido de baixar as importações de leite e derivados, aumentar as exportações, tornar os custos mais acessíveis, com certeza o preço do leite será mais rentável.
raimundo sauer
RAIMUNDO SAUER

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2011

Me procupa muito a nossa capacidade de concorrer com os nossos companheiros produtores de leite na Argentina,Uriguai,Nova Zelandia porque nos estamos recebendo 0,72cetavos de real.Isto transfomado em Dollar Americano sao US$,040,
Acho que nos vamos ter muito leite e derivdos importados destes paises e de outros.Isto e a vantagem do comercio global.
Espero que eu estou enganado,Alguem me conveca do contrario.
Edvalson de Sousa Martins
EDVALSON DE SOUSA MARTINS

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2011

Não conheço nenhum produtor que ganhou dinheiro com leite, tenho 15 anos na atividade, e tudo permanece como dantes nas aterras do seu abrantes. Melhoramos muito a qualidade do leite, genética, alimentaçao, estocagem, ordenha canalizada, baixa incidencia de mastite, ausencia de antibiótico. Do outro lado, não existe nenhuma politica de incentivo ao produtor, apoio técnico, deixando o produtor só com a esperança de dias melhores que nunca chegou! assumindo todo o onos da produção(ração, remédio, mão de obra,salário, ensumos, leite e seus derivados no supermercado) subindo muito, e ninguem esta fazendo nada por nós produtores,( federação, sindicato, cooperativa e governo) onde estão! O panorama é o seguinte : leilões fazendo liquidação dos rebanhos, penso eu, serei o proximo a abandonar o barco, pois posso morrer afogado nas dívidas. Porque os nossos governates, não estimula o consumo de leite nas escolas, somos baixos consumidores de leite, não fomos educados na infancia.
CARLLOS ANTONIO SERAFIM
CARLLOS ANTONIO SERAFIM

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/02/2011

O que falta, no Leite é o que fata de forma geral em todo nosso pais ou seja politicas corretas e certas pra cada setor! Hoje por exemplo qual setor da nossa economia que tem uma politica seria? Sinceramente não sei responder , ou melhor so conheço uma a dos IMPOSTOS , esta o Governo é campeão mundial, é o primeiro no Ranking Mundial!
glaucio gurgel spinola
GLAUCIO GURGEL SPINOLA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/02/2011

Aqui em Montes Claros-MG estamos com preço de 0.65/litro ( preço líquido) para leite com maior volume e refrigerado, esperamos que o preço alcançe maior valor pois estamos simplesmente trocando seis por meia dúzia, além disso orientamos aos nossos produtores a baixarem os custos: gado mestiço, cana + uréia, caroço de algodão, etc. A criação de vacas leiteiras holandezas apuradas com alimentação a base de silagem de milho só se o preço estivesse a R$1,00. Sonhar não custa nada!
Qual a sua dúvida hoje?