As incertezas do mercado lácteo brasileiro e a grande volatilidade de preços do setor seguem desafiando produtores e indústrias, ainda sem que eles tenham ferramentas apropriadas para mitigar esta instabilidade. O gerenciamento destas oscilações de mercado será o tema principal do Fórum MilkPoint Mercado, principal evento de cenários do mercado lácteo do Brasil, que será realizado no próximo dia 06/08 em Uberlândia.
Cenários de mercado e do consumo
O evento começa com os cenários futuros do mercado lácteo brasileiro, com a palestra “O panorama nacional do mercado de lácteos”, pelo sócio do MilkPoint Mercado, Valter Galan, que tratará das projeções de preços de leite, da produção e do mercado brasileiro até o final de 2019.
Andrés Padilla, Analista do Rabobank, trará o cenário do mercado internacional, que influencia bastante o nosso mercado doméstico. Incertezas quanto à produção nos principais países exportadores, as tendências do mercado chinês e de outros tradicionais importadores, situação e perspectivas nos nossos vizinhos do Mercosul e outros temas relevantes.
Finalmente, a Nielsen apresentará a situação de consumo final de lácteos no Brasil e as perspectivas até o final do ano.
Gerenciamento da volatilidade de preços
No principal tópico da agenda do Fórum deste ano, começaremos com a palestra “Estados Unidos – Programa de Proteção de Margens: evolução e futuro”, que será proferida pelo Prof. Chuck Nicholson, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O Prof. Nicholson é um dos “pais” do programa de proteção de preços ao produtor implementado há alguns anos no mercado americano e participa, neste momento, da reformulação do programa.
Seguiremos a apresentação do exemplo de proteção de preços dos nossos vizinhos argentinos - “Argentina – Mercados futuros de leite: conceito e perspectivas” – discussão que será conduzida por José “Pepe” Quintana, profundo conhecedor do mercado lácteo argentino e atualmente Diretor de Inovação e Competitividade Láctea da Direção Nacional Láctea, do Ministério da Agroindústria da Argentina.
A discussão recente sobre mecanismos de proteção de preços na Nova Zelândia, grande exportador mundial de lácteos, será trazida pelo Professor da Massey University, Hamish Gow, que tratará do “Sistema de proteção de preços na Nova Zelândia”, comentando também sobre as novas ferramentas de proteção de preços implementadas pela Fonterra, gigante “kiwi” e maior exportador lácteo do mundo.
Finalmente, traremos o tema dos seguros rurais, ferramenta com grande potencial de desenvolvimento em nosso mercado e também parte de um possível futuro “pacote” de ferramentas de proteção à volatilidade de mercado. Frederico Domingues, Head of Claims da Swiss-RE, tratará das “Questões importantes para se pensar seguros para a produção de leite”, com reflexões do tema aplicado à cadeia leiteira.
Assim, a programação do Fórum MilkPoint Mercado 2019 busca contribuir na elaboração da agenda futura do leite brasileiro, mirando a competitividade e a gestão de riscos do nosso setor!
Não deixe de participar! As inscrições já estão abertas no site do evento: http://www.interleite.com.br/forum/ ! Programe-se para aproveitar os primeiros lotes (com descontos até o dia 05/07) e participar ativamente da construção do futuro do leite no Brasil!
Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.