Com o menor volume dos últimos 6 anos, GDT sobe 0,5%

Com o menor volume dos últimos 6 anos (16.166 ton), o leilão GDT realizado nessa terça-feira (16/04) somou sua décima alta consecutiva, variando +0,5% no GDT Price Index. O preço médio do evento, no entanto, sofreu uma redução em relação ao último leilão (02/04), ficando em US$3.447/ton.

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

Com o menor volume dos últimos 6 anos (16.166 ton), o leilão GDT realizado nessa terça-feira (16/04) somou sua décima alta consecutiva, variando +0,5% no GDT Price Index. O preço médio do evento, no entanto, sofreu uma redução em relação ao último leilão (02/04), ficando em US$3.447/ton (observar gráfico 1).

Gráfico 1. Preço médio leilão GDT x GDT Price Index; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade. 

Figura 1

Apesar da subida no GDT Price Index, o leilão começa a dar sinais de desaceleração uma vez que a variação de 0,5% é a menor da sequência das valorizações recentes. A sustentação desta alta vem das gorduras (manteiga e AMF) e dos queijos – valorizados em 3,5%, 4,2% e 1,7%, respectivamente. Também em movimento de alta, o leite em pó desnatado (LPD) valorizou 0,2%. Em contrapartida às altas registradas, o leite em pó integral (LPI) desvalorizou de 0,7%. Observar gráfico 2.

Gráfico 2. Preço dos produtos lácteos – leilão GDT; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade. 

Figura 2

O menor volume negociado no leilão desta terça-feira deveu-se, principalmente, ao fato dos principais produtores mundiais estarem entrando na entressafra do leite, como no caso da Nova Zelândia.

Figura 3

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 5

Material escrito por:

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?