Segundo Gian Carlo Aubry, CEO da DPA, a inauguração do centro de distribuição em Araras/SP proporcionará que todos os produtos que antes eram enviados a outras unidades passem a ser estocados na própria cidade, onde a empresa possui uma fábrica de lácteos refrigerados.
A operação deve gerar uma economia de recursos da ordem de R$ 9 milhões por ano, além de mais eficiência no armazenamento e na distribuição, informou o Valor Econômico. No médio e longo prazos, isso se traduzirá em benefícios para toda a cadeia láctea, desde o produtor até o consumidor, citou Aubry.
Participaram da inauguração de ontem o CEO da Nestlé SA, Paul Bulcke, e Theo Spierings, CEO da Fonterra, os quais afirmaram que o Brasil é um mercado-chave para o avanço da DPA.
Segundo a empresa, o novo centro de distribuição utiliza uma tecnologia que aumenta em 50% a capacidade de armazenamento, com três túneis que saem da linha de produção diretamente para a área de armazenagem onde os produtos já chegam em temperatura entre 2 e 4 graus. A DPA afirma que além de permitir maior capacidade de armazenamento, o sistema reduz a circulação de empilhadeiras e torna a operação mais segura.
Com relação às questões ambientais, o CEO da DPA enfatizou que haverá uma redução nas emissões de CO2 de 400 toneladas por ano devido à concentração das operações de produção, resfriamento e distribuição, que permitirão reduções anuais de quase 150 mil litros no uso de óleo diesel.
Audry ainda afirmou que o consumo de lácteos deve continuar a crescer no próximo ano no Brasil. Em 2013, a DPA captou 1,8 bilhão de litros no país, volume praticamente estável em relação a 2012. Para 2014, a previsão é de captar 2 bilhões de litros. “A produção brasileira de leite deve crescer de 2% a 3%. A demanda é boa, foi positiva, sobretudo em 2013 e esse crescimento deve continuar no primeiro semestre”.
Segundo o executivo, o segmento dos lácteos refrigerados da DPA teve um crescimento de dois dígitos na receita, grande parte devido ao lançamento da linha de iogurte grego, que fez a empresa recuperar market share. Gian Carlo Audry afirmou que o mercado do iogurte grego no Brasil em um ano saltou do zero para US$100 milhões. “Acredito que continuaremos crescendo dois dígitos em refrigerados nos próximos anos”, afirmou.
O CEO disse que o Centro de Distribuição em Araras é uma demonstração de que a empresa aposta em refrigerados no Brasil “O país tem um mercado interno muito grande que ainda não está coberto. Essa categoria tem muito para se desenvolver”, afirmou ele.
As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Acesse abaixo as duas matérias do Valor na íntegra:
http://www.valor.com.br/agro/3373590/empresa-estima-demanda-aquecida-no-pais
http://www.valor.com.br/agro/3373588/dpa-investe-para-ganhar-eficiencia-e-diminuir-custos
Foto: http://globorural.globo.com