A Coca-Cola Índia, unidade nacional da fabricante de bebidas Coca-Cola Co, em Atlanta, classificou a Chandrasekar Radhakrishnan como vice-presidente e tal estratégia foi voltada para as operações da empresa na Índia. Até recentemente, era a Sundeep Bajoria que ocupava o cargo de vice-presidente de estratégias e ideias para as operações da Coca-Cola na Índia e no sudoeste da Ásia. No entanto, hoje ela atua apenas no sudoeste da Ásia.
Anteriormente, a Radhakrishnan estava dirigindo a iniciativa mundial da Nestlé, que tinha por objetivo otimizar as eficiências de marketing, além de construir a base para o e-commerce da empresa, de acordo com um comunicado divulgado pela Coca-Cola Índia, na segunda-feira (20). Durante sua carreira, a Radhakrishnan também trabalhou com a Britannia Industries Ltd, a Marico Ltd e a Airtel Ltd, em diversas funções nas áreas de vendas, marketing e negócios.
“Atualmente, a unidade indiana assumirá as iniciativas estratégicas da empresa para acelerar o ritmo da inovação e avaliar as oportunidades de oferecer um portfólio mais amplo de bebidas aos consumidores. A Bajoria vai trabalhar no sentido de transformar o sul da Ásia em um motor de crescimento para a companhia”, afirmou o grupo em comunicado.
"Acreditamos que existem oportunidades significativas que estão à nossa frente para expandir nosso portfólio. Essas mudanças vão atender às necessidades de negócios em desenvolvimento e preparar o caminho para o desenvolvimento de itens mais fortes para o futuro", disse T. Krishnakumar, presidente da Coca-Cola Índia e sudoeste da Ásia, em comunicado.
O desenvolvimento está ocorrendo em um momento em que a unidade local da empresa americana de bebidas tem feito novas tentativas de entrar no mercado indiano de lácteos com um novo conjunto de produtos, depois de uma experiência mal sucedida com o produto Saw, um leite com sabor pronto para beber, lançado em 2016.
A Coca-Cola Índia, que tem vendido bebidas gaseificadas, como Coca-Cola e Thump Up há mais de duas décadas, e bebidas de frutas gaseificadas aeradas e não gaseificadas recentemente, voltará a entrar no mercado do “ouro branco” da Índia, dominado principalmente por cooperativas, com três conjuntos diferentes de produtos - bebidas à base de chocolate, sobremesas de frutas congeladas, fusão de leite e frutas - durante o terceiro trimestre do atual ano fiscal.
"Aprendemos algumas lições, retrabalhamos alguns produtos para responder à demanda e aos gostos dos consumidores. Voltaremos ao segmento com o relançamento do Saw no próximo trimestre", disse Krishnakumar a Mint em uma entrevista no início deste mês.
Durante o terceiro trimestre do ano fiscal atual, a Coca-Cola lançará um produto lácteo pronto para beber com sabor de chocolate que tem a sensação de bebidas à base de malte da marca Vio. O produto será vendido em embalagem Tetrapak de 180 ml com preço aproximado de *Rs 25 (US$ 0,35). "A Vio, como marca, nunca teve problema. Mas precisávamos retrabalhar o produto para responder às necessidades dos consumidores", contou Krishnakumar. “Haverá mais sabores do mesmo produto. A Vio tinha quatro variantes de leite com sabor”, continuou.
Além do relançamento da Vio, a Coca-Cola também irá lançar um smoothie - uma fusão de leite e frutas - sob a marca Minute Maid, no próximo trimestre. É provável que o produto tenha um preço aproximado de *Rs 30 (US$ 0,42) para uma embalagem 250 ml. "Também estamos planejando tornar o Minute Maid Perfect Fruit disponível em todo o país.”
A rival da Coca-Cola, a PepsiCo India Holdings Pvt Ltd, entrou no mercado indiano de lácteos valendo entre *Rs 800-900 bilhões em março de 2017, com leite pronto para beber da Quaker Oats com distribuição limitada. Em janeiro, a empresa francesa de laticínios, Danone SA saiu do mercado após três tentativas fracassadas. O mercado é dominado por cooperativas como a Cooperativa de Marketing de Leite de Gujarat, que detém a marca Amul.
A Coca-Cola está entrando novamente no mercado de laticínios em um momento em que empresas domésticas com grandes redes varejistas, como a ITC Ltd e a Tata Global Beverages Ltd, também estão se preparando para explorar o segmento de laticínios de valor agregado. A fabricante de biscoitos Britannia Industries Ltd também aumentou seus investimentos em lácteos nos últimos dois anos. “A empresa está esperançosa de manter seu crescimento de dois dígitos no futuro”, concluiu Krishnakumar.
*Em 20/08/18 – 1 Rúpia Indiana (Rs) = US$ 0,01430
69,9344 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do portal Live Mint, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.