CNA discute prioridades para 2012

A CNA definiu as principais ações e projetos que serão defendidos em 2012. A lista de prioridades inclui, entre outros pontos, a discussão de medidas voltadas para a capacitação de produtores e assistência técnica na atividade leiteira, defesa comercial, fomento às exportações e o debate sobre a implementação da Instrução Normativa 62, que traz novas regras para a qualidade do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) definiu nesta quarta-feira (29/2) as principais ações e projetos que serão defendidos em 2012 em sua primeira reunião do ano, realizada na sede da entidade, em Brasília (DF), com a participação de representantes de 13 estados. A lista de prioridades inclui, entre outros pontos, a discussão de medidas voltadas para a capacitação de produtores e assistência técnica na atividade leiteira, defesa comercial, fomento às exportações e o debate sobre a implementação da Instrução Normativa 62, que traz novas regras para a qualidade do leite.

Um dos pontos bastante enfatizados pelos participantes foi a discussão de ações para capacitação de pecuaristas e a ampliação da assistência técnica nas propriedades leiteiras, com o objetivo de ajudar muitos produtores a permanecerem na atividade. "Em um cenário de queda de preços e aumento dos custos de produção, a assistência técnica e a capacitação de produtores podem dar mais eficiência na gestão das propriedades e ajudar os pecuaristas a administrar suas receitas e despesas", destacou o presidente da Comissão, Rodrigo Alvim. Outro item da pauta da comissão que será acompanhado de perto é a implementação da IN 62, publicada no fim de 2011, com novas regras e padrões de qualidade do leite.

Outro tema discutido no encontro foi a questão da defesa comercial, diante da entrada excessiva de leite em pó e queijo dos países do Mercosul, o que tem preocupado os pecuaristas brasileiros. A principal queixa é que os produtos de fora chegam ao País com preços mais baixos do que aqueles produzidos no mercado interno, afetando a competitividade e prejudicando a produção nacional. Ainda na questão comercial, a Comissão quer debater com o governo federal, Poder Legislativo e entidades do setor a adoção de medidas para fomentar as exportações de produtos lácteos. "Hoje, o câmbio não é favorável às exportações, mas vamos discutir propostas para que o Brasil volte a conquistar mais mercados e retomar a condição de superavitário", afirmou.

Plano Agrícola e Pecuário - A Comissão também discutiu sugestões de propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/2013. Um dos tópicos abordados foi o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), lançado há dois anos pelo governo federal para financiar práticas de produção sustentável, que permitam a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) nas propriedades rurais. Para Alvim, muitos pecuaristas de leite têm condições de apresentar projetos de financiamento no âmbito do programa diante das tecnologias de produção e de mecanismos utilizados nas fazendas.

A matéria é da Assessoria de Comunicação CNA, adaptada pela Equipe Milkpoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?