ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA apresenta reivindicações dos produtores de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2003

1 MIN DE LEITURA

2
0
O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvin, entrega hoje ao Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, um documento contendo reivindicações dos produtores.

A principal reclamação do setor é com relação à adição de "soro lácteo" em diversos derivados disponíveis no varejo, como bebidas lácteas e leites aromatizados. Os supermercados estão utilizando, como estratégia de venda, a exposição na mesma gôndola tanto de produtos adicionados de soro, como de leite integral e desnatado, confundindo o consumidor.

Com isso, defendem os produtores, a população pode imaginar estar comprando leite integral ou desnatado, que têm maior valor nutricional, enquanto na realidade pode estar consumindo um composto alimentar de menor valor nutritivo, o que consiste em flagrante de fraude ao consumidor.

Lactantes

Outro tema da reunião no Mapa é uma resolução do Ministério da Saúde que trata do Regulamento Técnico para a "Promoção Comercial dos Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância". A preocupação da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA decorre da exigência de se fazer constar no rótulo do produto, textos precedidos da frase "O Ministério da Saúde Adverte".

Essa determinação traz conotação extremamente negativa ao conceito de produtos lácteos e, conseqüentemente, prejudica na comercialização. Segundo Alvin, a expressão "adverte" já está estigmatizada, pois pode ser associada pelo consumidor com a já conhecida campanha de cigarros e bebidas alcóolicas, que sabidamente faz tanto mal.

O efeito que esta palavra pode causar ao consumo de leite é prejudicial ao setor, pois pode reduzir a demanda por lácteos, gerando problemas econômicos e sociais à Cadeia Produtiva.

Fonte: Departamento de Comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), adaptado por Equipe MilkPoint

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

COOPERATIVA AGROPECUARIA DE BARRA MANSA LTDA

OUTRO - RIO DE JANEIRO

EM 22/07/2003

Parabenizamos e solidarizamos, com o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da C.N.A., Dr. Rodrigo Alvim, pela iniciativa de denunciar ao Ministério da Agricultura (MAPA), a adição de "Soro Lácteo" em diversos derivados disponíveis no mercado, que é sem sombra de dúvida o maior concorrente "desleal" do sofrido Produtor Rural.
ANTONIO PEROZIN

VALINHOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/07/2003

Sobre a comercialização desta porcaria, eu vi em vários supermercados senhoras comprando para dar a crianças, e indagadas se sabiam o que estavam comprando achavam que era leite longa vida, ao serem informadas sobre o produto agradeciam e devolviam à gôndola. Fiz reclamação ao Instituto de Defesa do Consumidor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures