ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CLA de produtos lácteos é usado para tratar diabetes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/08/2006

1 MIN DE LEITURA

1
0
Ácidos graxos comumente encontrados em produtos lácteos foram bem sucedidos no tratamento de diabetes em ratos, de acordo com um pesquisador da Penn State, nos Estados Unidos. Os compostos, conhecidos como ácido linoléico conjugado (CLA), também mostraram resultados promissores em experimentos humanos, sinalizando uma nova forma de potencialmente tratar a doença sem o uso de drogas sintéticas.

"Os compostos são predominantemente encontrados nos produtos lácteos e formados por bactérias em ruminantes que tiram os ácidos linoléicos - ácidos graxos de plantas - e os convertem em ácidos linoléicos conjugados, ou CLA", disse o professor de toxicologia molecular na Faculdade de Ciências Agrícolas e diretor do Centro de Excelência de Nutrigenoma, Jack Vanden Heuvel.

Os pesquisadores primeiramente se interessaram pelo CLA quando este mostrou inibir uma variedade de cânceres, como de mama, pele e cólon em ratos, e outras pesquisas mostraram efeitos no colesterol circulante e na inflamação. Esses efeitos são os mesmos dos efeitos das drogas sintéticas de nova geração usadas no tratamento de diabetes em humanos.

"O CLA usa o mesmo mecanismo (das drogas), de forma que pode ser usado como uma droga anti-diabetes".

Para testar a idéia, os pesquisadores usaram o CLA em ratos com diabetes tipo 2. Os resultados indicaram que os ratos tiveram uma melhora na ação da insulina e um decréscimo na glicose circulante.

Alguns estudos com humanos indicaram que quando administrado por mais que oito semanas, o CLA melhora a regulação errada da insulina do corpo e diminui o nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença.

"A diabetes tipo 2 está se tornando rapidamente uma epidemia e está bastante associada com uma dieta pobre e outras questões relacionadas ao estilo de vida. A razão para o aumento da diabetes pode ter a ver com a proporção das gorduras chamadas "boas" e "ruins", com a dieta média dos norte-americanos contendo muitas gorduras "ruins". O CLA, cujo efeito é muito similar ao do óleo de peixe, uma fonte de gordura "boa", pode se mostrar benéfico contra a diabetes tipo 2".

"E comparado com as drogas sintéticas usadas para tratar esta doença, o CLA não causa ganho de peso e pode de fato reduzir a gordura corpórea total".

A reportagem é do site Foodconsumer.org.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ LUIZ FERRAZ AIRES

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 12/08/2006

Infelizmente a abordagem científica, na atualidade, está considerando apenas as possibilidades de manipulação nutricional nos animais, deixando relegado à um plano de menor importância a concentração do CLA no leite de vacas alimentadas exclusivamente com forragens. A ciência não deve se omitir em mostrar à sociedade os "dois lados da moeda". O que temos a temer?

Acredito que o leite oriundo de animais alimentados a pasto, futuramente irá se consolidar como a grande alternativa dos sistemas de produção, em vista de seu potencial medicinal que a cada dia é demonstrado com o avanço de pesquisas no mundo na área de saúde humana.

E poderá ainda proporcionar ao produtor a possibilidade de ofertar ao mercado um produto de menor custo de produção, que atende à crescente exigência do consumidor, que está buscando um produto de constituição natural, oriundo de animais criados em condições zootécnicas racionais e que gozem de pleno bem estar.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures