China estabelece padrões mais rígidos para indústria

A China disse às autoridades nacionais e locais que melhorem a segurança dos produtos lácteos à medida que o país age visando prevenir incidentes, como a descoberta de um composto químico industrial em produtos lácteos em 2008. Os produtores precisarão cumprir padrões revisados da indústria a partir do final de outubro, disse o Conselho Estadual da China no dia 25 de setembro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A China disse às autoridades nacionais e locais que melhorem a segurança dos produtos lácteos à medida que o país age visando prevenir incidentes, como a descoberta de um composto químico industrial em produtos lácteos em 2008. Os produtores precisarão cumprir padrões revisados da indústria a partir do final de outubro, disse o Conselho Estadual da China no dia 25 de setembro. Qualquer falha no cumprimento desses padrões resultará na suspensão da licença operacional da companhia.

A China, terceiro maior produtor de leite do mundo, quer que a indústria de lácteos cumpra com padrões mais rígidos após ter sido encontrada melamina, um composto químico usado na fabricação de plástico, em leite em pó para bebês e outros produtos há dois anos. Pelo menos seis bebês morreram e cerca de 300.000 ficaram doentes em todo o país após o consumo desses produtos contaminados. O composto foi descoberto em produtos de 22 companhias.

Alguns fornecedores adicionaram o composto químico ao leite diluído para que o teor de proteína do mesmo parecesse maior, disse o Governo chinês. O químico foi primeiramente encontrado em um leite em pó para bebês da Sanlu Group e em produtos da China Mengniu Dairy, Inner Mongolia Yili Industrial Group e Bright Dairy & Food.

Um sistema de registro será estabelecido para investigar toda a melamina no mercado, dos atacadistas aos varejistas, com o objetivo de prevenir que esse composto seja usado na produção de lácteos, disse o Escritório Geral do Conselho Estadual da China. As empresas de lácteos deverão checar a presença de melamina em todos os produtos antes de distribuí-los e outras companhias de alimentos devem testar para a presença do composto químico em todos os produtos lácteos que comprem e manter seus resultados registrados, disse o Conselho.

Agências do Governo fortalecerão a supervisão da segurança dos produtos lácteos e os Governos locais deverão enviar oficiais para todas as companhias de lácteos para reforçar as regulamentações de segurança. O Governo chinês aumentará as inspeções das plantas de produção de fórmulas infantis e fecharão aquelas que não forem capazes de cumprir com os requerimentos sanitários, de acordo com o Conselho.

O Conselho Estadual também pediu pelo fim da produção ilegal de lácteos. Em 21 de setembro, a polícia chinesa prendeu seis pessoas e deteve 41 pessoas relacionadas com a distribuição de leite em pó contaminado com melamina.

As informações são do Bloomberg, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?