China encontra mais 170 toneladas de leite contaminado

A China encontrou mais 170 toneladas de leite em pó contaminado durante as ações emergenciais que têm sido tomadas, deixando cada vez mais claro que muitos produtos descobertos no escândalo de contaminação de leite em 2008 foram re-embalados para venda ao invés de serem destruídos. Na última descoberta, oficiais fecharam duas companhias de lácteos na região norte de Ningxia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A China encontrou mais 170 toneladas de leite em pó contaminado durante as ações emergenciais que têm sido tomadas, deixando cada vez mais claro que muitos produtos descobertos no escândalo de contaminação de leite em 2008 foram re-embalados para venda ao invés de serem destruídos.

Tem surgido recentemente casos de produtos lácteos contaminados na maior cidade da China, Xangai, e nas províncias de Shaanxi, Shandong, Liaoning, Guizhou, Jilin e Hebei. O plano de emergência de 10 dias visando acabar com os produtos contaminados deve terminar na quarta-feira (10) e não se sabe se será ou não estendido.

Na última descoberta, oficiais recolheram mais de 170 toneladas de leite em pó contaminado por melamina e fecharam duas companhias de lácteos na região norte de Ningxia. Os oficiais recolheram 72 toneladas do produto, mas ainda estão procurando o resto, que foi re-embalado pela Ningxia Tiantian Dairy Co. Ltd. e vendido para fábricas nas regiões vizinhas de Inner Mongolia e nas províncias do sul, de Guangdong e Fujian.

Os fornecedores de lácteos foram, em 2008, acusados de adicionar melamina, que é rica em nitrogênio, para fazer com que o leite parecesse com alto teor de proteínas nos testes de qualidade. Os leites contaminados deveriam ter sido destruídos após o escândalo de 2008.

"Nossas pequenas companhias tinham total confiança em seus parceiros porque eles estavam fazendo negócios e temos boas relações com eles há muito tempo", disse o secretário geral da Associação da Indústria de Lácteos de Ningxia, Zhao Shuming. Ele disse que muitas companhias, incluindo a Ningxia Tiantian, não têm tecnologia para testar o produto para a presença de melamina. "Falhas no sistema anterior levaram ao caos atual. E se as companhias com leite contaminado guardarem seus estoques para essa rodada de check-ups e reutilizarem o produto depois, como está acontecendo agora?".

O escândalo do leite de 2008 foi a pior crise de segurança da indústria de alimentos em anos. Oficiais chineses sabiam que rastrear e se livrar dos produtos seria difícil, mas o Governo não prometeu destruir os produtos. Ao invés disso, emitiu diretrizes sobre como destruir produtos contaminados, sugerindo que eles fossem queimados em incineradores ou enterrados em depósitos de lixo.

A reportagem é do The Associated Press, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?