China: empresa é fechada por vender leite contaminado

Autoridades chinesas fecharam no último dia de 2009 a empresa Shanghai Panda Dairy Co Ltd por produzir leite em pó e leite condensado contendo níveis inaceitáveis de melamina, um aditivo químico potencialmente perigoso. Três executivos da companhia foram presos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Autoridades chinesas fecharam no último dia de 2009 a empresa Shanghai Panda Dairy Co Ltd por produzir leite em pó e leite condensado contendo níveis inaceitáveis de melamina, um aditivo químico potencialmente perigoso. Três executivos da companhia foram presos.

A Agência de Qualidade e Supervisão Técnica de Xangai descobriu em uma inspeção regular que um lote de leite em pó enriquecido com cálcio voltado para pessoas de meia-idade e idosos excedia o nível padrão de melamina para fórmulas em pó não destinadas a bebês, que é de não mais de 2,5 miligramas por quilo. Os oficiais não revelaram a quantidade específica de melamina contida nos produtos da Panda.

A Agência começou uma investigação imediata após a descoberta, junto com autoridades de segurança pública, industrial e comercial do setor de alimentos e drogas. Essas investigações conjuntas descobriram que quatro lotes de leite em pó e quatro lotes de leite condensado produzidos pela companhia continham níveis ilegais de melamina. Os produtos contaminados foram tirados da companhia, removidos da venda ao público e serão todos destruídos.

A companhia, que estava na lista negra no escândalo de contaminação de leite com melamina de 2008, tendo o segundo maior nível nacional, pôde retomar seu processamento após o escândalo ter sido controlado. A investigação mostrou que a companhia reutilizou o leite condensado contaminado com melamina que tinha sido recolhido do mercado. A empresa também usou matéria-prima suspeita para a produção do leite em pó fornecido pela divisão da companhia no noroeste da China, na região autônoma de Ningxia Hui.

As licenças de negócios, higiene de alimentos e produção de alimentos da Panda foram removidas. O representante corporativo, o gerente geral e o vice-gerente geral da empresa foram presos. A Ningxia Panda Dairy Co Ltd também está sendo investigada.

Pelo menos seis bebês morreram e mais de 300.000 outros sofreram problemas renais e outros sintomas após consumirem leite em pó contaminado com melamina na China.

A reportagem é do Shanghai Daily, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ana Carolina Cruvinel G. Azevedo
ANA CAROLINA CRUVINEL G. AZEVEDO

RIO VERDE - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/01/2010

É realmente uma vergonha o que está acontecendo com a qualidade do leite e o produtor. Eles fraudam o leite, não respeitam o produto em si, afetando a saúde do consumidor e ainda não valorizam o produtor. Quando teremos uma política justa no preço do leite.....
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 06/01/2010

Com alimento tão nobre como o leite não se brinca.Toda fraude deveria dar cadeia.Não só na China,mas também aqui no Brasil,onde muitas indústrias brincam com fraudes,porque as punições são pequenas.Parece que hoje as coisas estão melhorando e as empresas fraudadoras estão sendo punidas com mais rigor.
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?