Chilenos gastaram 10% menos com lácteos em 2009

Os chilenos gastaram no ano passado US$ 94,2 em produtos lácteos, o que mostra uma baixa de 10,3% em comparação ao mesmo índice do ano anterior, de US$ 105, segundo um estudo realizado pelo <i>Euromonitor Internatinal</i>. Ainda assim, o Chile mantém o segundo lugar em gasto per capita nesse item a nível latino-americano, somente superado pela Argentina, com US$ 126 ao ano.

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Os chilenos gastaram no ano passado US$ 94,2 em produtos lácteos, o que mostra uma baixa de 10,3% em comparação ao mesmo índice do ano anterior, de US$ 105, segundo um estudo realizado pelo Euromonitor Internatinal. Ainda assim, o Chile mantém o segundo lugar em gasto per capita nesse item a nível latino-americano, somente superado pela Argentina, com US$ 126 ao ano.

Considerando especificamente o leite fluido, o gasto também mostra uma redução, passando de US$ 44,1 em 2008 para US$ 39 no ano passado. Nesse consumo, o Chile fica em segundo lugar, depois da Colômbia, com US$ 66,3.

Também se reduziu no país o consumo de queijos e de iogurtes, passando os primeiros de US$ 39,3 per capita em 2008 para US$ 29,7 em 2009, e, no caso dos iogurtes, passando de US$ 22,1 em 2008 para US$ 19 em 2009.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo de 160 litros per capita. No entanto, a população chilena em 2009 consumiu apenas 128 litros per capita.

"A demanda por leite aumenta de março a novembro, na época escolar, e diminui entre novembro e fevereiro porque, no verão, sobe o consumo de sucos e reduz o de leite fluido. Em termos de produção, o fenômeno é justamente o contrário. Os meses de mais alta produção são entre setembro e janeiro. Isso ocorre por fatores naturais, uma vez que no verão há maior crescimento da pastagem", disse o presidente do Grupo Surlat, Eugen Roth.

Com relação ao tamanho do mercado de produtos lácteos, o México é o principal entre os países latinos, com um total de US$ 9,788 milhões. O segundo lugar é ocupado pela Argentina, com US$ 4,913 milhões e, em terceiro, está a Colômbia, com US$ 4,178 milhões. O Chile está em quinto lugar, com US$ 1,599 milhão.

A reportagem é do Estrategia.cl, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
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