As estatísticas desse boletim da Odepa incluem, a partir de março, a informação referente a três plantas que até então não eram incluídas na pesquisa de indústrias menores e produtoras principalmente de queijos. Essas plantas são Lácteos Valdivia Ltda., Lácteos del Sur S.A. e Inversiones e Industrias Valle Verde S.A., localizadas em Valdivia, Rio Bueno e Osorno, respectivamente. Os dados acima incluem essas três empresas. Se forem consideradas somente as empresas incluídas nas estatísticas do ano anterior, a produção acumulada de leite foi de 674,2 milhões de litros, o que significa 5,5% de aumento com relação ao ano anterior. Dessa maneira, o crescimento médio do país que, nos primeiros dois meses superou os 7%, em março, diminuiu para pouco mais de 4% e, em abril, voltou a baixar para um aumento parcial de 3,2%. Isso ocorreu pela chegada do outono, embora as condições meteorológicas em geral estejam favoráveis para a produção de leite.
Captação de leite pelas indústrias do Chile - 2010-2011 - Em 1000 litros

A fabricação de leite em pó teve uma alta de cerca de 8,4% com relação a 2010, passando de 30.880 toneladas para 23.465 toneladas. Esse aumento na produção está associado ao alto preço que esse produto vem mostrando no mercado internacional (em torno de US$ 4.000 por tonelada).
No que diz respeito à elaboração dos demais produtos lácteos, alguns registraram uma redução com relação ao mesmo período de 2010, destacando-se a manteiga (-4,8%), o soro em pó (-33%) e o leite UHT (-2%). Os dados são do site da Odepa (www.odepa.gob.cl).
As informações são da Odepa, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.