Chile: Fedeleche rechaça aliança entre Nestlé e Soprole

Os produtores de leite agrupados na Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche) manifestaram sua oposição à aliança que pretendem realizar as firmas Nestlé e Soprole (subsidiária da neozelandesa Fonterra) em suas unidades de lácteos em uma empresa que será denominada <b>Dairy Partners Americas Chile</b> (DPA Chile).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite agrupados na Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche) manifestaram sua oposição à aliança que pretendem realizar as firmas Nestlé e Soprole (subsidiária da neozelandesa Fonterra) em suas unidades de lácteos em uma empresa que será denominada Dairy Partners Americas Chile (DPA Chile).

Nesse sentido, o presidente da Fedeleche, Dieter Konow, enfatizou que a DPA "não é uma aliança, como querem fazer parecer, é uma fusão, na prática". Por outro lado, a Fedeleche diz que a DPA gerará índices de concentração prejudiciais e provocaria um alto risco de abuso e coordenação.

Ele disse que a Fedeleche tem dados para sustentar sua oposição contra a formação da DPA. Isso porque, com a aliança, a Soprole e a Nestlé terão 57% de participação no mercado de compra de leite cru no Chile, concentração que, segundo consideram, "aumentará mais ainda seu poder de compra, caso a aliança seja aprovada".

Entre os aspectos centrais que a Fedeleche apresentará ao Tribunal de Livre Competição, para justificar o rechaço à formação da aliança, está um suposto comportamento anticompetitivo por parte das firmas no mercado de compra de leite cru. Segundo a Fedeleche, as empresas teriam pagado preços menores aos que correspondiam, com o que teriam evitado uma alta nos preços. A Fedeleche disse que tem provas disso.

Nessa semana vende o prazo para que as companhias que se opõem à aliança entre Nestlé e Soprole entreguem seus argumentos e posições ao Tribunal. Entre as que divulgaram sua posição está a empresa Surlat, que argumentou que a DPA reportaria poucos benefícios ao mercado leiteiro nacional e deterioraria a competitividade do setor.

As informações são do La Tercera, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?