Cesomar Passos de OliveiraCesomar Passos de Oliveira, Médico Veterinário, diretor presidente da COORAL - Cooperativa Ruralista de Alpinópolis/MG - desde 2002. |
MKP: Breve descrição pessoal e profissional:
Sou Médico Veterinário de formação. Estou como diretor presidente da COORAL - Cooperativa Ruralista de Alpinópolis/MG, desde 2002, onde conseguimos dar uma expressão nacional à mesma. A Cooral capta hoje algo em torno de 200 mil litros de leite por dia, e se destaca entre as grandes produtoras de ração no estado de Minas Gerais.
MKP: Quais são as principais dificuldades que você vê na atividade?
Minhas maiores dificuldades hoje, como administrador do meio rural, é a morosidade e burocracia em conseguir situações de melhora para minha cooperativa e para o meu produtor, pois sou uma pessoa que gosta das coisas para ontem e sofro um pouco com o dia a dia.
MKP: O que está melhorando no setor?
Na minha opinião, um grande avanço dos últimos tempos tem sido a comunicação entre dirigentes de Cooperativas singulares e Centrais que ultimamente tem ocorrido no setor, pois isso permite a inicialização de um movimento para uma nova era no cooperativismo de leite no Brasil, e acredito que em breve teremos novidades e melhorias para nossos produtores.
MKP: O que acha que falta no setor?
Acredito ainda faltar muita coisa, mas especificamente gostaria muito de ver um sistema de cotas de produção de leite com abrangência nacional, para com isso termos um mapa de quem realmente são produtores, sem interferência de "paraquedistas" que, de alguma forma, interferem no sistema de produção; e também um complexo fabril onde juntamente com auxilio governamental - com instrumentos como: EGF, AGF, etc - pudéssemos retirar do mercado em determinados momentos o excedente de produção, para não provocar grandes baixas de preço aos produtores, visto que a pouco tempo atrás se me fosse feita a mesma pergunta, possivelmente responderia "controle de importação de lácteos", sendo que isso tem sido muito bem trabalhado pelos nossos líderes do setor e governo.
MKP: Qual personalidade admira no setor?
Várias, dentre elas; Vicente Nogueira, um grande batalhador para as cooperativas e produtores; Ronaldo Scucato, um sonhador e competente líder cooperativista, que tem procurado organizar o cooperado mineiro e diria até o nacional.
MKP: Qual empresa admira no setor?
Prefiro não citar nomes, até porque também são algumas, principalmente aquelas que não agem com predadorismo com as demais.
MKP: Dica de sucesso ou frase preferida
Batido às vezes, derrotado nunca.
MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?
O MilkPoint facilitou, ou melhor, trouxe a discussão do setor de uma maneira democrática e dinâmica para os envolvidos, através de matérias, reportagens, entrevistas e informações, em um momento em que alguem, de alguma forma, iria aproveitar o crescimento da internet que se encontra em boa parte dos produtores e colaboradores. Resumindo, muita gente fica sabendo em primeira mão as notícias importantes para o setor, através so site.
MKP: Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?
Fornecendo-me informações.
