Cepea: Captação sobe 3,2% em setembro, mas 2011 continua 2,5% abaixo de 2010
O Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-Leite), ponderado pelo volume produzido pelos estados de RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA, registrou aumento de 3,2% entre agosto e setembro. De janeiro a setembro, o ICAP-Leite (média dos sete estados) representou queda de 2,5% frente a igual período do ano passado.
O Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-Leite), ponderado pelo volume produzido pelos estados de RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA, registrou aumento de 3,2% entre agosto e setembro. O maior avanço foi verificado no Rio Grande do Sul, com incremento de 6,4% no período. Em Santa Catarina e no Paraná, a captação média diária em setembro cresceu em torno de 4%. Em outubro, no entanto,agentes do setor afirmam que a produção de leite já diminuiu no Sul do País, devido ao final da safra de inverno na região. No acumulado do ano(nove meses), a captação de leite no estado gaúcho apresentou recuo de quase 2% frente ao mesmo período de 2010, enquanto no Paraná houve acréscimo de 4%. O índice em Santa Catarina passou a ser calculado somente em 2011.
Em São Paulo, houve avanço de 5,4% no ICAP-Leite entre agosto e setembro, em Goiás, de 2% e, em Minas Gerais, a produção ficou praticamente estável no período. O clima seco em algumas regiões deste estado em setembro limitou o avanço da oferta. Dos sete estados incluídos nesta pesquisa, apenas na Bahia houve recuo, de 6,7%. De janeiro a setembro, o ICAP-Leite (média dos sete estados) representou queda de 2,5% frente a igual período do ano passado.
Gráfico 1: ICAP-L/Cepea - Índice de Captação de Leite- SETEMBRO/11. (Base 100=Junho/2004)
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante.
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa
Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.