CE: Programa do Leite é lançado em Juazeiro do Norte

Com a distribuição de três mil litros de leite às famílias carentes, foi lançado no último sábado (14), em Juazeiro do Norte, o "Programa Leite Fome Zero", que tem como objetivo, segundo o coordenador de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Augusto Júnior, propiciar o consumo do leite à população que se encontra em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar de leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Com a distribuição de três mil litros de leite às famílias carentes, foi lançado no último sábado (14), em Juazeiro do Norte, o "Programa Leite Fome Zero", que tem como objetivo, segundo o coordenador de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Augusto Júnior, propiciar o consumo do leite à população que se encontra em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar de leite.

Augusto explica que o programa é voltado para os segmentos populacionais vulneráveis, que têm direito a receber o leite gratuitamente, e também para os pequenos produtores familiares. O Governo do Estado compra o leite de produtores familiares, com produção de até 100 litros de leite por dia, a um preço fixo de R$ 0,69. O leite é beneficiado em laticínios contratados e entregue às famílias carentes cadastradas.

Com a inclusão de Juazeiro do Norte no programa, serão atendidos 150 municípios no Estado com a distribuição de leite bovino e cinco municípios com a distribuição do leite de cabra, perfazendo um total de 155 municípios beneficiados. O coordenador de Pecuária da SDA acrescenta que a Secretaria está incentivando a produção de leite no Cariri, a fim de atender a demanda. Já foram instalados 86 tanques de refrigeração no Estado com a finalidade de garantir a boa qualidade do produto. "Está prevista a instalação de mais 87 tanques até fevereiro de 2010", garante Augusto.

Os beneficiários são crianças, na faixa etária de 6 meses a 6 anos de idade, mulheres grávidas a partir da constatação da gestação pelo Posto de Saúde do respectivo município e idosos a partir de 60 anos de idade. A distribuição é de um litro de leite diariamente por beneficiário, chegando ao limite de dois litros de leite por família, ou seja, dois beneficiários por cada família cadastrada.

O Programa atende como prioridade as classificações de beneficiários, que estejam dentro dos critérios da renda "per capita" de até meio salário mínimo e em estado de insegurança alimentar e nutricional. "Porém, poderá atender também outro grupo de beneficiário dependendo da necessidade comprovada", diz Augusto Júnior.

A compra do leite será feita prioritariamente a produtores cadastrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que produzam até 100 litros de leite por dia, dando preferência aos que produzem até 30 litros diários.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte, José Pereira da Silva, este programa vai beneficiar diretamente a agricultura familiar. Apesar de Juazeiro ser um município pequeno em termos territoriais, predominam os pequenos criadores que vendem leite na porteira do carro por preços baixos. "A gente espera que o Governo ofereça as condições necessárias para o escoamento da produção".

Mais informações através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), pelo telefone (085) 3101-8000.

As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 16/11/2009

Quero parabenizar todos os responsáveis por esse Programa tão bonito aí de Juazeiro do Norte.
Sou um defensor do leite como alimento, mormente para as crianças após os seis meses de idade.
Esse Programa vai fazer mais, beneficiando gestantes e idosos. Como é bom saber que, programas como esse, tem se expandido por outros Estados, principalmente os do Nordeste.

Outro fato interessante: leite de cabra também, que como se sabe é ainda melhor que o de vaca para as crianças, sendo sua digestão mais leve e pelas qualidades de suas proteinas que apresentam diferenças imunológicas. Assim sendo, crianças com alergia ao leite de vaca, podem ser alimentadas com leite de cabra.

Faz-se necessário, no entanto, que os pequenos produtores sejam bem orientados a fim de produzirem um leite mais higiênico, tendo portanto uma menor carga microbiana, para que a pasteurização possa ser eficiente. Tem que haver também uma boa fiscalização do leite já ensacado, para se saber se está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos fiscalizadores.

Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?