ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CE: Dia de campo apresentará técnicas inovadoras no cultivo intensivo de palma forrageira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A garantia de oferta de forragem aos rebanhos na região semiárida é um desafio, especialmente em áreas de sequeiro, porém, em função das pesquisas e conhecimentos gerados até o momento, é possível suprir as necessidades em cada propriedade com as tecnologias de produção e conservação de forragem conhecidas. O cultivo de pastagem melhorada, cana de açúcar, sorgo, milho ou mandioca, além do uso das técnicas de conservação de forragem, como fenação e ensilagem, são algumas das alternativas já existentes e de pleno domínio.

Além das alternativas listadas acima, a palma forrageira, Opuntia fícus-indica (L.) Mill, também se apresenta como uma ótima opção de alimento para os rebanhos. Em função da suas características anatômica, morfológica, fisiológica e bioquímica, apresenta adaptabilidade às regiões de clima mais seco e baixa disponibilidade hídrica, realidade esta do semiárido nordestino.

“Além da sua adaptabilidade ao clima do semiárido, a palma forrageira apresenta grande potencial de produção, ótimo valor energético e alta digestibilidade, sendo mais uma opção a ser utilizada nas propriedades que exploram atividades pecuárias”, informa Raimundo Reis, sócio diretor da Leite & Negócios Consultoria.

Segundo Maciano Bezerra, sócio diretor da Valle Verde Agropecuária, empresa promotora do evento em conjunto com a L&N Consultoria, apesar da potencialidade e importância, no estado do Ceará a produção da Palma Forrageira é incipiente, fato que chama atenção, já que o estado tem 95% do seu território localizado no semiárido.

Resultados de campo e de trabalhos de pesquisa demonstram a possibilidade e viabilidade no cultivo da palma forrageira de forma mais ampla no Ceará, necessitando porém, lançar mão de novas tecnologias no processo produtivo.

“É diante dessa realidade que se torna importante haver ações voltadas para a difusão no cultivo de palma forrageira, garantindo assim segurança alimentar aos rebanhos, afirma Reis. Por outro lado, é importante repassar o conceito de intensificação do processo produtivo, a fim de se obter altas produtividades e aproveitar ao máximo todos os fatores produtivos envolvidos, como terra, mão de obra, etc., finaliza Raimundo Reis.

A produção de palma forrageira em sistema adensado, com até 80 mil plantas por hectare, já se consolidou como um modelo técnico e economicamente viável. O desafio agora é fazer o uso da irrigação como uma tecnologia capaz de alavancar ainda mais a produção, que em sequeiro, através de relatos recentes, pode chegar a 40 toneladas de MS/ha/ano.
























É diante deste desafio que a VALLE VERDE AGROPECUÁRIA vem trabalhando desde 2013 em busca de um novo modelo de produção. Os investimentos em novas tecnologias e a contratação de profissionais gabaritados e experientes, proporcionou até o momento, grande aprendizado.

No intuito de poder socializar as informações sobre o cultivo intensivo da palma forrageira no Ceará, a Valle Verde Agropecuária decidiu realizar, em conjunto com os parceiros, esse II DIA DE CAMPO - CULTIVO DE PALMA ADENSADA E IRRIGADA.

Dentre os temas a serem abordados, os organizadores destacam a apresentação do viveiro de propagação de mudas e do módulo de produção voltados para agricultores familiares. São inovações tecnológicas de grande importância para a difusão do cultivo da palma forrageira em todo o Nordeste.” Finaliza Maciano Bezerra.

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail: fmaciano@gmail.com/ tel: (85) 9911.3895.


 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures