CCJ aprova projeto que cria Conselho de Zootecnia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (10) projeto de lei que cria o Conselho Federal de Zootecnia bem como os conselhos regionais. O objetivo das instituições será fiscalizar o exercício da profissão regulamentada por lei federal.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 32
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (10) projeto de lei que cria o Conselho Federal de Zootecnia bem como os conselhos regionais. O objetivo das instituições será fiscalizar o exercício da profissão regulamentada por lei federal. Por conter "um vício de inconstitucionalidade" uma vez que não cabe ao Congresso e sim ao Executivo criar autarquias e conselhos, o relator Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou emenda de redação que autoriza o presidente a criar esses conselhos.

A matéria vai agora à sanção presidencial. No seu parecer, o relator destacou que existem atualmente 104 cursos de zootecnia no país que já formou 20 mil profissionais. Hoje, o exercício da profissão é fiscalizado pelos conselhos nacional e regionais de Medicina Veterinária.

As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 32
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ranieri Müller
RANIERI MÜLLER

MARAU - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/12/2010

Caro Geraldo,

Não cabe a mim te responder sobre as funções de um conselho, mas não te preocupe voce não sera obrigado a contratar um zootecnista, mas se conhecesse a competencia de algum não faria criticas desta forma, olhes bem neste site e irá adquirir fundamentos incontestaveis para tocar uma atividade leiteira e estas informações nao caem do céu, elas necessitam de um esforço, uma dedicação muito forte, coisa para poucos...
E quanto aos proutores (amargamente, coisa que tambem sou) existe tambem, nao sei ai, mas aqui no sul tem... se chama Sindicato Rural.


Alias, se quiseres talvez dobrar ou triplicar sua renda na atividade, siga um conselho de amigo, contrate um bom Zootecnista...


Mauricio Amorim
MAURICIO AMORIM

IVAIPORÃ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 10/12/2010

Aaaaaaaaahhhhhhoooooo.

Agora talvez possamos trabalhar em paz, e tomara que o resto dos proficionais das agrarias parem de dar palpite ( e principalmente no tocante ao dezenpenho economico dos projetos pecuarios).
Zoooooootecniaaaaaa.....
Geraldo
GERALDO

JABORANDI - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/12/2010

Estou com medo, com o conselho, o lei vai seguir avisando todos produtores rurais que vao ser obrigatorio contratar um Zootecnista e vai precisar pagar o valor estipulado pelo lei, e nao pelo mercado, e nao pelo valor cada um merece...

Porque Zootecnista, Engenheiro Agronomo, Advogado, Contador e tal precisar ter um Conselho para sentir que ter algo valor ?

Um professional precisar ser recognisado por o conhecemento do setor, abilidade, vontade a trabalhar, jeito se apresentar com os clientes - e o preço pago por cada precisar ser recognisado por isso fatores e não pelo diploma.

Tem curiosidade de entender porque cada um é tão feliz por ter um conselho de Zootecnistas - e porque os fazendeiros (Trabalhadores de verdade ! - Investimento - risco alto - sem 13o salario ou FGTS - sem direito de ferias protegido pelo lei) nao tem (ou precisar) conselho.

Fernando César Nunes Saltão
FERNANDO CÉSAR NUNES SALTÃO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 09/12/2010

Boa Notícia. Parabéns colegas.
Claudio Napolis Costa
CLAUDIO NAPOLIS COSTA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/11/2010

Colegas Zootecnistas,

A conquista já era a muito tempo esperada. Resulta da competência profissional demonstrada e finalmente reconhecida. Desde a criação dos Cursos de Zootecnia muitos se envolveram e dedicaram ao fortalecimento do exercicio profissional da zootecnia pelo zootecnista, o que não implica em sua exclusividade. Sempre houve apoio e reconhecimento de profissionais (com raríssimas exceções) das áreas/profissões afins das Ciências Agrárias. Os CRMV regionais nos abrigaram e nos apoiaram, com maior ou menor intensidade, mas soubemos nos dar o respeito, respeitando e sendo respeitado. Este comportamento foi fundamental para as conquistas recentes. Deve ser a nossa referência.
Assim, o momento é de início de um novo marco, de olhar para frente, consolidar as conquistas realizadas com a excelência do desempenho profissional, observando os princípios éticos no seu exercício. É importante reconhecer que essa conquista deve-se ao empenho e dedicação à causa por vários de nossos colegas, desde há muito tempo, de forma determinada e incansável, mas sobretudo respeitosa à legislação vigente e às instituições.
Quero cumprimentá-los, a todos os nossos coordenadores de cursos, membros de comissões e participantes de outros fóruns afins, bem como a todos que já, anonima ou diretamente, contribuíram e participaram desta conquista, rendendo um cumprimento especial, à eles por meio de um cumprimento pessoal ao Prof. Walter Motta, Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas.
Parabéns Walter!
Roberto Sanches Nakayama
ROBERTO SANCHES NAKAYAMA

CAARAPÓ - MATO GROSSO DO SUL

EM 25/11/2010

Com certeza ficamos muito contentes com esta notícia. Não podemos nos esquecer porém de que outra batalha virá, que é a condução de nosso CFZ e CRZs, passando pela escolha de dirigentes honestos e comprometidos com a legitimidade e importância da Zootecnia.
Jerônimo Alves de O. Neto
JERÔNIMO ALVES DE O. NETO

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 22/11/2010

Sem dúvida um salto gigantesco para a Zootecnia! Sou da 1ª Turma de Zootecnia da Universidade Federal de Goiás e estamos muito felizes com esta notícia!!!!!!
Bruno Antonio Biondi
BRUNO ANTONIO BIONDI

RIO DAS PEDRAS - SÃO PAULO

EM 18/11/2010

Parabéns a todos por essa vitoria...
Eduardo Fernando Nozella
EDUARDO FERNANDO NOZELLA

LINS - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 18/11/2010

Como zootecnista fico contetente com essa notícia. Parabéns a todos.
josé inácio dos santos neto
JOSÉ INÁCIO DOS SANTOS NETO

ITAPORANGA - SÃO PAULO - ZOOTECNISTA

EM 17/11/2010

Parabens a todos zootecnistas...
Esta é uma grande conquistas para todos da nossa categoria
José Octávio Julião Michelini
JOSÉ OCTÁVIO JULIÃO MICHELINI

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/11/2010

Parabéns a todos os Zootecnistas e aos estudantes de Zootecnia, por essa tão importante conquista, que sem dúvida, é um marco na história da nossa tão querida profissão. Entretanto caros colegas, devemos também encarar esse marco, como o início de um árduo trabalho de planejamento e fiscalização, para que esse novo conselho que nasce, seja condizente com as nossas expectativas e necessidades, impedindo assim, que ele se torne mais um veículo de corrupção, o que neste nosso país, não seria de se espantar. Ao trabalho Zootecnistas!
SILO DE MILHO PUFF
SILO DE MILHO PUFF

AVARÉ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/11/2010

Fico muito entusiasmado com esta noticia, já estava mais do que na hora termos nossa própria entidade , para lutarmos objetivando nossos interesses na area . parabens aos envolvidos nesta conquista . De agora em diante so depende da uniao das forças dos zootecnistas para conquistarmos ainda mais nosso valor na economia agropecuaria . germano zaina junior , zootecnista - GETEC ASSESSORIA - AVARÉ - SP
Breno Costa
BRENO COSTA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 17/11/2010

Para a nossa classe isso e muito bom,vai nos valorizar,pois como Zootecnistas sofremos com concorrência de agrônomos e especialmente de veterinários por não possuírmos um conselho próprio que defenda os interesses da classe e uma legislação exclusiva que estabeleça os limites das atividades, nas áreas em que os zootecniatas podem atuar.

Parabens a todos!!!!!
Marcelo José dos Santos Oliveira
MARCELO JOSÉ DOS SANTOS OLIVEIRA

XINGUARA - PARÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 17/11/2010

Bom demais, tomara que dessa vez não seja só fogo de palha como das outras vezes!!!
parabéns pra nós!!!
Guilherme Pires Bicalho
GUILHERME PIRES BICALHO

SENHORA DO PORTO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/11/2010

Bom demais...
Pra galera que ta formando agora essa noticia é boa demais...
E q venham mais conquistas agora...
Aow Zotecniiiiiaa....
RODRIGO ZAMPERLINI
RODRIGO ZAMPERLINI

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 16/11/2010

Até que enfim.....
alline krug tontini
ALLINE KRUG TONTINI

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 16/11/2010

Antes tarde do que nunca né gente...
agora espero que consigamos cada dia mais lutar pelos nossos direitos, e que nossa profissão não seja mais motivo de chacota de q não sabemos qoue qremos e nem oque somos na realidade.
temos q tomar partido para que cada profissional defenda sua real função.
pois engenheiro agronomo é agro.
médico veterinário é vet.
zootecnista é zoo.
Filinto Serra Dittmar
FILINTO SERRA DITTMAR

VILA RICA - MATO GROSSO

EM 16/11/2010

Demorou muuuuiiito! Mas dou graças à Deus, já estou cansado de pagar, ou melhor dar dinheiro, para esse CRMV-MT que só me trás amolação e me atrapalhan no exercício de minha honrada profissão: ZOOTECNISTA!

Aluisio de Alencastro Filho
ALUISIO DE ALENCASTRO FILHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/11/2010

Nossa melhor noticia que recebi este ano para nos zootecnistas, graças a deus a gente para parar de ser povo para ser classe.
Nossa profissão precisa muito disso
Abílio da Paixão Ciríaco
ABÍLIO DA PAIXÃO CIRÍACO

COLORADO DO OESTE - RONDÔNIA - PESQUISA/ENSINO

EM 15/11/2010

Fico muito feliz pelo artigo, visto que já passava da hora de a profissão de Zootecnista ter reconhecido o seu valor e, ao contrário do que se apregoa, são as outras ciências agrárias que sombreiam a área de atuação do Zootecnista; com o conselho definir-se-á melhor cada atuação.
Qual a sua dúvida hoje?