Pesquisa desenvolvida pela CCGL Tec com os associados nos municípios de Pontão, Santa Rosa e Catuípe está provando que, com mudanças de manejo e alimentação dos animais, é possível produzir mais leite num mesmo espaço. Pelo menos 2 mil propriedades, estão neste caminho - de melhorar o padrão de qualidade e diluir custo, elevando a renda em propriedades rurais de até 20 hectares (ha).
Com adubação de pastagem, maior ingestão de folha verde, movimentação correta dos animais nos piquetes e ajuste da ração, a média de produtividade diária das vacas submetidas ao piloto deu um salto de dez a 14 litros para 22 a 34 litros. Dados experimentais mostram que o custo fica em R$ 0,43 por litro, com a produção de 17,7 mil litros de leite por ha/ano. Já um produtor típico, fora do sistema, consegue rendimento de 5 mil litros por ha/ano ao custo de R$ 0,57. Chegar a este desempenho requer baixo investimento e leva entre sete e 12 meses, garante Wagner Beskow, diretor da CCGL Tecnologia. O gasto inicial do produtor se restringe à adubação do pasto, além do incremento de ração. O agrônomo da Coopermil, Milton Racho, explica que todo o animal que produz mais que 12 litros/dia necessita de ração, como forma de alimentação suplementar. "A medida é de um quilo de ração para cada três litros deleite."
Projetos de estimulo à profissionalização da produção de leite como os empreendidos pela CCGL têm provocado mais do que o aumento de produtividade e renda. Estimulam jovens que pensavam em migrar para a cidade a permanecer no campo.
A matéria é do Correio do povo, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
CCGL tem projeto para aumento de produtvidade
Pesquisa desenvolvida pela CCGL Tec com os associados nos municípios de Pontão, Santa Rosa e Catuípe está provando que, com mudanças de manejo e alimentação dos animais, é possível produzir mais leite num mesmo espaço.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.