Catupiry muda estratégia e requeijão é foco do negócio

A centenária Catupiry ampliou sua presença nas gôndolas entrando em categorias diferentes, mas a empresa reviu sua estratégia e, pelo menos por enquanto, não entrará em novas categorias. A ordem agora é apostar no requeijão.

Publicado por: MilkPoint

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A centenária Catupiry decidiu, há três anos, ampliar sua presença nas gôndolas entrando em categorias diferentes. Hoje, o que não é requeijão representa 15% das vendas, que devem somar R$ 250 milhões este ano. A empresa reviu sua estratégia e, pelo menos por enquanto, não entrará em novas categorias. A ordem agora é apostar no requeijão.

"O plano de diversificar as categorias é interessante, mas oferece menor margem, porque envolve produção terceirizada", diz o superintendente comercial e de marketing da Catupiry, Alexandre Delmanto. A empresa vai manter as atuais categorias e não descarta ampliá-las no futuro, mas no seu horizonte de curto prazo estão novas versões para o Catupiry "de copo", onde a empresa ainda não é líder.

"Há muito espaço para crescer mantendo o foco no requeijão", diz. Este ano, foram investidos R$ 1 milhão em novas embalagens que marcam o centenário e na linha Catupiry Sabores, nas versões tomate seco, cheddar, azeitonas pretas e ervas finas, que chega ao varejo na próxima semana.

Os lançamentos custam 10% mais que o requeijão tradicional e vêm em uma embalagem chamada de "elíptica", que é mais extensa na frente e mais estreita na lateral. Para Delmanto, o mercado de requeijão não apresenta inovação e a marca tem muito a oferecer. "Podemos criar produtos segmentados por faixa etária, como snacks com requeijão para crianças ou adolescentes".

O mercado de requeijão movimenta R$ 900 milhões ao ano no varejo. Na versão "copo", a líder é a Vigor (15,2% de participação em volume), seguida por Leitbom (7,4%, com as marcas Paulista e Poços de Caldas) e Catupiry (6,7%).

O queijo cremoso da Catupiry é líder no segmento culinário. O faturamento da empresa, que foi de R$ 200 milhões no ano passado, segundo Delmanto, está dividido meio a meio entre varejo e food service. Com os restaurantes e pizzarias, a empresa vem estreitando o relacionamento ao promover cursos rápidos voltados a pizzaiolos.

A expansão de 25% no faturamento deste ano é puxada pelo aumento do número de pontos de venda. A fatia das exportações (2% das vendas) deve aumentar. "Vamos começar a exportar para Chile e Paraguai". Hoje os produtos chegam aos EUA e ao Japão.

Com 650 funcionários e quatro fábricas, a Catupiry é controlada por seis sócios. Três dividem a direção executiva: Fátima Araújo (sobrinha neta do fundador, Mário Silvestrini), Antônio Carlos Bueno Nestarez e Helia Rodrigues. Apenas Fátima é da família. Silvestrini não teve filhos.

A matéria é de Daniele Madureira, do Valor, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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