Muita importância tem sido dada à compreensão da biologia, manejo e comportamento das vacas leiteiras próximas ao parto. Os esforços nesta área são conduzidos à diminuição dos problemas de saúde, em virtude das profundas alterações de metabolismo, que normalmente são consequência do desbalanço energético; dado pelo aumento da exigência nutricional, crescimento final do feto e produção de colostro, além da manutenção do próprio animal, que não está sincronizada com o consumo de matéria seca.
No entanto, os cuidados com a vaca gestante vão além da produção de leite na imediata lactação, uma vez que qualquer problema no parto pode comprometer o desempenho produtivo, tanto da vaca como do bezerro.
Conforto, balanço nutricional e manejo adequado das vacas, principalmente nos 60 dias que antecedem
o parto, são alguns dos pontos chaves para garantir o sucesso na fase inicial da vida dos bezerros, assim como da lactação da vaca.
Produzido por Carla Maris Machado Bittar, Rafaela Nunes Sanchez Portal e Anna Carolina Fett da Cunha Pereira, da ESALQ/USP, em parceria com a Casa do Produtor, a 1ª edição da Cartilha sobre Criação de Bezerras Leiteiras está sendo disponibilizada abaixo a todos os leitores do MilkPoint:
Bons estudos e uma excelente leitura!
