Caroline, da PackID: "indústrias que evitam perdas de cargas economizam e reduzem o desperdício"

Um sistema confiável de monitoramento de temperatura e umidade em tempo real que permite a tomada de ações preventivas para evitar perdas de cargas. Esse é o objetivo da PackID, startup localizada em Chapecó/SC e que conquistou o primeiro lugar em uma competição internacional de aceleração, a AdMaCom, (Advanced Materials Competition) organizada pela rede INAM (Innovation Network Advanced Materials), em Berlim, na Alemanha.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Figura 1Um sistema confiável de monitoramento de temperatura e umidade em tempo real que permite a tomada de ações preventivas para evitar perdas de cargas. Esse é o objetivo da PackID, startup localizada em Chapecó/SC e que conquistou o primeiro lugar em uma competição internacional de aceleração, a AdMaCom, (Advanced Materials Competition) organizada pela rede INAM (Innovation Network Advanced Materials), em Berlim, na Alemanha.

Segundo Caroline Dallacorte, Diretora Executiva da PackID, o monitoramento inteligente se dá por meioFigura 2 das tecnologias utilizadas tanto pelos sensores de radiofrequência - que permitem um registro de informação a partir de segundos - quanto pela gestão dos dados através da plataforma.

“Além de fornecer a temperatura, o sistema promove ações preventivas por meio de alertas inteligentes via Whatsapp e SMS, assim como análises do desperdício energético e de diesel, dentre outros indicadores que facilitam o dia a dia de gestores e envolvidos no processo”, disse Dallacorte, que é Engenheira de Alimentos e Mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação.

Ela será uma das palestrantes do Dairy Vision 2018, que ocorrerá na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, nos dias 28 e 29 de novembro e falará ao público – com detalhes – sobre a tecnologia da PackID no painel de startups.

Questionada sobre a adaptação do sistema para cada tipo de produto, Caroline destacou que a solução apresenta no escopo desde o monitoramento de câmaras e gôndolas, até baús de caminhão e ambientes.

“É a mesma solução para todas as aplicações, variando apenas a forma de conexão e a disposição dos sensores. Atualmente temos sete clientes nos estados de SC, PR, SP e MG. O dispositivo consegue monitorar a indústria, o transporte, o centro de distribuição e os pontos de venda”, explicou. De acordo com ela, os principais clientes em potencial são os da indústria de alimentos, mas o uso do dispositivo da PackID pode ter impacto até mesmo no consumidor final.  

Continua depois da publicidade

“A ideia é diminuir a perda de cargas de produtos, assim economizamos dinheiro, reduzimos o desperdício e diminuímos as chances dos alimentos chegarem deteriorados no mercado para o consumidor. Isso contribui para a fidelização da marca e garante quaisquer imprevistos, já que medidas rápidas podem ser tomadas”.

Alguns benefícios da PackID:

- controle total (monitoramento total de toda a cadeia de distribuição);
- evitar perdas (monitoramento on-line focado em evitar perdas);
- notificações (alertas inteligentes através de SMS, e-mail e push);
- aplicabilidade (aplicativo web e mobile).

Veja imagem abaixo com exemplos de alertas inteligentes:

Figura 3

Perdas de carga no Brasil

Caroline afirmou que informações sobre perdas de carga hoje no Brasil são confidenciais pois são obtidas diretamente com as empresas. “Mas tudo varia do tipo de produto que está sendo armazenado nas câmaras ou no transporte. Pode variar de R$100.000,00 a R$1.000.000,00 dependendo do valor agregado de cada produto e o espaço do local”.

Continua depois da publicidade

Ainda sobre a conquista do primeiro lugar na AdMaCom, ela comentou que foi de extrema importância para o negócio. “Não só pelo recurso recebido, mas pela experiência vivida, conhecimento de mercado e tecnologia, assim como a visibilidade. Concorrer com 20 startups do mundo todo e levar o nome do Brasil para aquela região sem dúvida contribuiu para que fosse possível mostrar o potencial brasileiro”.

Alguns cases de sucesso da PackID

Los paleteros > o acompanhamento da temperatura das câmaras permite que a qualidade se mantenha constante e evite deformações do produto. Além disso, receber alertas nesse caso é essencial para que a tomada de ação seja rápida e efetiva.

Laticínios LacLélo > monitoramento on-line dos veículos de entrega da empresa, realizando o acompanhamento da variação de temperatura e da rota ao longo de toda a viagem. Geração de dados informativos de consumo do veículo.

Minerva Foods > o monitoramento ao longo de toda a cadeia permite que haja um acompanhamento completo da temperatura. A Minerva, além de monitorar transportes e câmaras, também envolveu distribuidores para obter um histórico completo da informação.

Dairy Vision 2018

Chegando em sua 4ª edição, o Dairy Vision contribuirá (e muito!) com o setor por meio de vários insights apresentados sobre as tendências na área de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. Assim, é fundamental que o Dairy Vision 2018 esteja na sua agenda! Ele mostrará oportunidades e clareará ao público os principais desafios de todas essas mudanças, principalmente para o setor lácteo. Então, nos vemos em breve! Até novembro!

O evento é uma iniciativa da AgriPoint e da Zenith Global e tem como:

  • patrocinadores GOLD: CHR Hansen, Polyone (Colormatrix) e SealedAir;
  • expositores: Ecolean, DuPont, Duas Rodas e RMB Pack;
  • table top: Ashland, Granolab, Noluma, NovoZymes e Paques;
  • apoio institucional: Fepale; Viva Lácteos; ABIQ, ITAL, ABLV, Rabobank e Nielsen;
  • apoio de mídia: Revista Indústria de Laticínios, Revista + Leite e The Dairy News.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?