Carla Maris Bittar é engenheira agrônoma, D.Sc., professora do Departamento de Zootecnia da Esalq-USP na área de Metabolismo Animal. Realizou seu mestrado na University of Arizona e doutorado na Esalq. Trabalhou como pesquisadora na Embrapa Pecuária Sudeste, sendo responsável pelo manejo do rebanho de leite e corte da Fazenda Canchim.
Atualmente, além da atividade de docência, orienta alunos de graduação e pós-graduação no Depto. de Zootecnia da ESALQ e conduz pesquisas com bovinos leiteiros em crescimento, principalmente na área de desaleitamento precoce.
Em entrevista concedida à AgriPoint, Carla Bittar fala sobre os principais cuidados de manejo para uma criação eficiente de bezerras e novilhas, considerando a importância dos animais de reposição para a produção futura de leite.
"Os principais pontos que abordamos na criação de bezerras e novilhas, e que também são as maiores deficiências dos produtores, estão baseados em aspectos do fornecimento de colostro, do modo como é feito o desaleitamento, e nas taxas de ganho de peso após o desaleitamento, que interferem diretamente na Idade ao Primeiro Parto"
"Nos nossos sistemas de criação, o maior problema é a questão do desempenho. Baixo desempenho durante a criação resultará em animais com idades bem avançadas na primeira lactação - idades de 30, 34, até 36 meses - o que torna a criação pouco eficiente".
"Para se reduzir a Idade ao Primeiro Parto é necessário, primeiro, reduzir a idade à puberdade. Nas fêmeas leiteiras, a puberdade é mais dependente do peso do animal do que propriamente da idade, o que abre um leque de oportunidades para o produtor variar a idade ao primeiro parto conforme a economia da propriedade."
"Tradicionalmente, nós recomendamos que a idade ao primeiro parto seja por volta dos 24 meses (.) com animais de peso ao redor de 550kg, no caso de novilhas holandesas. Caso o produtor tenha disponibilidade financeira, ele pode aumentar as taxas de ganho de peso desse animal, utilizando dietas mais energéticas e protéicas, trazendo a idade ao primeiro parto para 22 meses, e até 20 vezes, o que já consideramos que talvez não seja tão econômico."
Sobre os principais erros vistos na criação de bezerras e novilhas "o que a gente percebe a campo, em primeiro lugar, é o problema de manejo de instalações. Na fase de aleitamento, as instalações deixam muito a desejar principalmente em relação à higienização, como baldes sujos, mal higienizados, gatos soltos na propriedade, ou seja, fatores de manejo que acabam aumentando a frequência de diarreia".
"As novilhas serão as futuras vacas. Normalmente o produtor se preocupa muito com suas vacas em lactação, porque são elas que estão produzindo e trazendo retorno financeiro, e as novilhas ficam muitas vezes no esquecimento, e isso trará consequências lá na frente, no potencial de produção desses animais e no potencial de produção de todo o rebanho".
Carla Maris Bittar é instrutora do Curso Online AgriPoint Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas, que terá início no dia 09 de março e já está com as inscrições abertas.
Participe do curso Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas e conheça o manejo correto de criação de bezerras, desde o manejo da vaca no pré-parto, passando pelo nascimento, aleitamento, instalação, alimentação, crescimento, até atingir a inseminação e o 1º parto. Aprenda também como adequar instalações para bezerras, garantindo saúde; realizar desaleitamento precoce sem afetar o desempenho animal; e como definir o manejo sanitário para animais jovens. Inscreva-se já!
Carla Maris Bittar fala sobre os principais cuidados no manejo de bezerras e novilhas
Em entrevista concedida à AgriPoint, Carla Maris Bittar fala sobre os principais cuidados de manejo para uma criação eficiente de bezerras e novilhas, considerando a importância dos animais de reposição para a produção futura de leite. Acesse e veja o filme com a entrevista.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.