ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Canadá quer restringir produtos lácteos não-padronizados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2005

1 MIN DE LEITURA

0
0
Uma emenda legislativa que ainda está pendente na Câmara dos Comuns do Canadá eliminaria o acesso ao mercado a produtos lácteos não padronizados, representando bilhões de dólares de produtos alimentícios vendidos no Canadá, que passariam a ser ilegais, de acordo com uma carta enviada pela Associação dos Processadores de Lácteos do Canadá (Dairy Processors Association of Canada - DPAC) ao governo no último dia 10.

A carta destaca o fato de que se esta proposta se tornar lei, uma série de produtos, incluindo queijos processados, bebidas lácteas, misturas de manteiga e sobremesas congeladas que incluem ingredientes lácteos, mas não são sorvete - não terão permissão de venda no mercado canadense. A Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA) apóia os esforços da DPAC em se opor a esta emenda.

"Esta estranha emenda se contrapõe aos princípios de livre mercado", disse a presidente e diretora executiva da IDFA, Connie Tipton. "Nós estimulamos nossos membros que estão envolvidos no mercado canadense a se expressar agora sobre o assunto".

Especificamente, a DPAC afirmou que a emenda proposta "tornaria ilegal o uso de termos lácteos nos rótulos de quaisquer produtos que compitam com um produto lácteo padronizado mesmo se este produto contiver ingredientes lácteos e tornaria ilegal descrever com precisão, nos rótulos dos produtos, os ingredientes lácteos que os consumidores usam ao invés de produtos lácteos padronizados".

"Esses produtos incluiriam pastas, bebidas, sobremesas refrigeradas e congeladas e produtos como queijos que contêm certos ingredientes lácteos, mas não são considerados produtos lácteos padronizados".

A DPAC também afirmou que esta emenda "desestimularia a inovação e o desenvolvimento de produtos que aumentaria as opções dos consumidores e os ajudaria a desenvolver dietas mais nutritivas; compromete os princípios de que os rótulos precisam descrever com precisão os ingredientes dos produtos ao tornar ilegal o uso de termos específicos para ingredientes que possam estar contidos no produto; e põe em questionamento a integridade do sistema de rotulagem de alimentos do Canadá, usando isso para proteger produtos específicos da competição".

A emenda pretende mudar o Ato de Produtos Agrícolas Canadenses (CAP Act), que regulamenta o comércio interprovincial e internacional de alimentos e produtos agrícolas no Canadá.

Fonte: Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures