Cadbury lançará chiclete com proteínas do leite

"Há pelo menos cinco anos me perguntam quando a Cadbury vai lançar chocolate no Brasil", diz Oswaldo Nardinelli Filho, presidente da fabricante de balas e gomas de mascar, mais conhecida no exterior pelo tablete Dairy Milk. "Atualmente, não temos nenhum plano para lançar chocolate no Brasil", diz Nardinelli. O que a Cadbury está lançando agora é uma nova versão de Trident, a Trident Total, que contém proteínas do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

"Há pelo menos cinco anos me perguntam quando a Cadbury vai lançar chocolate no Brasil", diz Oswaldo Nardinelli Filho, presidente da fabricante de balas e gomas de mascar, mais conhecida no exterior pelo tablete Dairy Milk. "Agora podemos responder que teremos chocolates a partir desta segunda-feira (01) com a Kraft", comenta o executivo, bem humorado. Isso porque vence hoje, conforme o órgão regulador britânico de aquisições e fusões, o prazo para que os acionistas da Cadbury aceitem ou não a oferta da Kraft. Na filial brasileira, o clima já é de negócio fechado.

"Cadbury e Kraft no Brasil são empresas complementares, a sinergia será muito boa", afirma Nardinelli. A Cadbury é a líder de mercado em gomas de mascar no país. A marca Trident tem quase 50% do segmento de chicletes (em faturamento). Em segundo lugar estão Bubbaloo, com cerca de 9%, e Chiclets, com 6,5% - ambos também da Cadbury. Mas ao contrário da Kraft, dona de 35,6% das vendas de chocolate, a companhia britânica não produz aqui seus tabletes e bombons.

A estratégia de trazer para cá a linha Dairy Milk, segundo fontes ligadas à empresa, estava em andamento até setembro, quando a americana Kraft lançou a oferta hostil sobre a empresa. "Atualmente, não temos nenhum plano para lançar chocolate no Brasil", diz Nardinelli. O que a Cadbury está lançando agora é uma nova versão de Trident, a Trident Total, que contém proteínas do leite. "É uma goma de mascar com funcionalidade: a substância Recaldent, desenvolvida a partir de elementos do leite, ajuda a neutralizar os ácidos que causam a fermentação na boca e promovem a remineralização do esmalte dentário", explica.

O público-alvo do novo chiclete é aquele na faixa dos 30 anos - exatamente a faixa etária que menos compra gomas de mascar. "O consumo no Brasil é mais concentrado nas crianças e nos jovens. Quando o consumidor se torna adulto, ele para de mascar chicletes, o que não acontece em outros países", diz Nardinelli. "Como esse público é muito fã de produtos com funcionalidade, a goma que cuida dos dentes tem tudo a ver com eles". A Cadbury aposta tanto nesse apelo que decidiu lançar o Trident Total durante o 28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece na capital paulista até quarta-feira.

Para a promoção do lançamento, a empresa está investindo R$ 5 milhões. A ideia é - pelo menos - repetir o bom desempenho do ano passado, quando cresceu 11% no Brasil chegando a R$ 1 bilhão em faturamento. Mundialmente, as vendas da Cadbury tiveram alta de 5%. "Em tempos de crise, as pessoas ficam mais ansiosas e muitas mascam chiclete para relaxar", diz o executivo. As apostas para 2010 são as novidades, já que esse é um mercado no qual boa parte do consumo é de experimentação: o consumidor compra a bala ou goma só para ver que gosto tem.

A possibilidade do negócio ser rejeitado pelos acionistas da Cadbury, segundo Nardinelli, é remota. "Mas se acontecer, voltamos às negociações de antes", diz ele, se referindo ao longo processo que levou mais de três meses. Mas ninguém na empresa espera que isso aconteça.

A matéria é de Lílian Cunha, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?