A Brasil Foods (BRF) vê o segmento de produtos lácteos como alternativa para ampliar a participação no mercado brasileiro, respeitando as linhas firmadas em acordo com o órgão antitruste do governo, que aprovou a incorporação da Sadia à Perdigão. Como a companhia terá de suspender negócios importantes em alguns segmentos das marcas Perdigão e Sadia, a BRF visa alcançar maior participação no mercado interno com produtos que já constam do portfólio da companhia.
"Esta será a nossa estratégia. Estas são as marcas que vamos trabalhar nos próximos cinco anos", afirmou o presidente da BRF, José Antonio do Prado Fay, em encontro com analistas, realizado nesta quinta-feira. A perda de alguns produtos dentro destas marcas é parte do termo de compromisso de desempenho (TCD), acordado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 13 de julho. A estratégia passa pelo reforço da Batavo na área de lácteos, segmento no qual a marca tem 12% do mercado, fatia pequena se comparada às detidas pela empresa em outros segmentos, como massas e congelados de carnes, que superam 40%.
Pelo acordo firmado com o Cade, foi determinada a suspensão temporária da marca Batavo na área de processados de carne e a BRF também não poderá criar marcas substitutas nestes mercados no período de suspensão. Ele citou o segmento de queijos que, segundo ele, se trata de "uma grande oportunidade porque é um mercado muito fragmentado no Brasil".
Na abertura do encontro com analistas, o presidente da BRF havia ressaltado aos investidores que a meta da companhia inclui adicionar valor agregado aos produtos. "Nós não somos e não queremos ser uma empresa de commodities. Queremos ser empresa de alimentos, com forte presença nas gôndolas de supermercado, como as grandes empresas (multinacionais) do setor", disse o presidente da BRF. Nesta linha, outra aposta para crescer é o segmento de food service, no qual Fay considera que existem muitas oportunidades.
A matéria é da Reuters, adaptada pela Equipe MilkPoint.
BRF enxerga lácteos como opção para crescimento no Brasil
A estratégia passa pelo reforço da Batavo na área de lácteos, segmento no qual a marca tem 12% do mercado, fatia pequena se comparada às detidas pela empresa em outros segmentos, como massas e congelados de carnes, que superam 40%. Para presidente da empresa, queijos são uma grande oportunidade porque é um mercado muito fragmentado no Brasil.
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LINDOLFO LEÃO DE MACEDO NETO
MONTIVIDIU - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/11/2011
Tomara que com esta visão de agregar valor em seus produtos, possa ajudar na formulação do preço pago a nós produtores de leite.
ALEXANDER BOAVENTURA
LINS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 01/11/2011
Com certeza esse crescimento conta com aumento do volume de leite captado no oeste de Santa Catarina, onde vão pressionar os produtores com fomento em aves com a Sadia que entregam leite para outros laticínios a entregarem leite para BRF.