Brasil renova limite de importação de leite argentino
O Brasil renovou por mais um ano o acordo de importação máxima de três mil toneladas/mês de leite em pó da Argentina. Segundo Rodrigo Alvim, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA), "o acordo negociado foi praticamente o mesmo, renovamos o limite de importação de leite em pó em 3.000 toneladas por mês, e o preço mínimo será o praticado na Nova Zelândia".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Rodrigo Alvim, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA) e que esteve presente na negociação, falou ao MilkPoint: "O acordo negociado foi o mesmo, renovamos o limite de importação de leite em pó em 3.000 toneladas por mês, e o preço mínimo será o praticado na Nova Zelândia".
No último leilão da Fonterra, referência de preços no mercado internacional, o valor mínimo negociado foi de US$ 3.672 por tonelada.
Segundo Alvim, a permanência do acordo é importante para evitar que se repitam no Brasil os problemas ocorridos no início de 2009, quando a importação de leite em pó cresceu 400% no primeiro trimestre do ano. Na época, o produto argentino entrou no país a um valor abaixo do praticado no mercado internacional, o que prejudicou ainda mais o setor leiteiro, que já enfrentava preços baixos por causa da crise financeira.
Participaram da negociação representantes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). A assinatura do acordo foi feita pela CNA junto ao Centro da Indústria Leiteira argentina e ao governo daquele país.
Equipe MilkPoint, com informações da Agência Estado.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

RIALMA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 01/05/2010
BRUNO CEZAR

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/04/2010

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/04/2010
Enfim, nunca antes neste país!