Brasil quer acordo comercial de leite com a Argentina

O Brasil pretende fechar um acordo comercial entre as indústrias brasileiras de leite e da Argentina. De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, Rodrigo Alvim, a ideia é que se crie um fundo de investimentos com recursos do BNDES e do <i>Banco de La Nación</i> que permita o fortalecimento da indústria e se implemente uma plataforma de negócios com outros países.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O Brasil pretende fechar um acordo comercial entre as indústrias brasileiras de leite e da Argentina, segundo proposta apresentada por representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ontem (2), durante a 24ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, em Brasília. De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Rodrigo Alvim, a ideia é que se crie um fundo de investimentos com recursos do BNDES e do Banco de La Nación que permita o fortalecimento da indústria e se implemente uma plataforma de negócios com outros países.

Os termos desse acordo seriam definidos em conjunto com as autoridades argentinas em uma reunião hoje, em Brasília. Mas a viagem foi cancelada e o governo brasileiro tenta remarcar o encontro.

Segundo Alvim, a integração só seria benéfica para o Brasil se o acordo tivesse como objetivo consolidar o Mercosul e facilitar as exportações de leite do bloco para outros países. Ele lembra que a Argentina tem vantagens em relação ao Brasil, como menor custo de produção e câmbio favorável, e por isso quer saber quais serão os benefícios para o setor no Brasil. "Não podemos brigar dentro do Mercosul", afirmou Alvim, ressaltando que o setor teme um aumento das importações brasileiras. Ele lembrou que as importações de lácteos estão crescendo no País e os preços estão em queda no mercado interno, prejudicando o segmento.

As informações são da Agência Estado e do jornal Correio do Povo/RS, resumidas e adaptada pela Equipe MilkPoint.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcelo Pereira de Carvalho
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/08/2010

É de difícil compreensão a lógica desse possível acordo entre Brasil e Argentina em relação à produção de leite. Os interesses não são tão convergentes assim. Diante de uma moeda sobrevalorizada, o Brasil tem como principal objetivo no curto prazo resguardar seu mercado interno, enquanto a Argentina, exportadora estrutural, em tese quer ampliar a penetração nesse mercado. As condições de produção são também distintas, criando pouco espaço para uma troca de experiências técnicas.

Do lado industrial, cabe uma análise um pouco distinta. A integração possível que faria algum sentido seria a aquisição de empresas - seja brasileiras adquirindo empresas argentinas, ou vice-versa. As brasileiras teriam acesso a uma plataforma exportadora, mas teriam de conviver com os riscos econômicos e políticos que têm caracterizado a Argentina; as argentinas teriam acesso ao amplo e crescente mercado brasileiro, mas teriam de lidar com a forte concorrência de empresas já estabelecidas.

ROGERIO ALVES
ROGERIO ALVES

BOM JESUS DE GOIÁS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/08/2010

bom dia

os produtores de leite e as industrias do brasil só precisa de uma ajudinha do

governo que é incluir o leite na cesta basica e na merenda escolar,

na minha opinião ajudava e muito á resolver o problema que atingi as duas

partes ( produtores e industria ) então senhores governantes por favor ajudem

os nossos produtores e as nossas industrias sobreviverem.

um abraço

rogerio alves
Qual a sua dúvida hoje?