
"Apesar desse crescimento e da posição de destaque no cenário mundial, o setor perde relevância quando analisamos de onde vêm os maiores laticínios do mundo", explica. Segundo Marcelo, foi apresentado um panorama muito interessante do que vem ocorrendo em diversos continentes no que se refere à consolidação e crescimento de grandes empresas de laticínios.
No processo de mudança que ocorre na Europa, não se pensa mais em ter um grande laticínio no país, mas sim em ter laticínios que possam competir na própria Europa ou até no mundo. Dos 24 laticínios mundiais que faturaram mais do que US$ 3 billhões em 2010, 11 estão na Europa. Das 24 empresas, 10 são cooperativas. Marcelo ainda observa que a distribuição ocorre por 14 países e 4 continentes, ficando de fora a América do Sul e a África.
Outro aspecto interessante levantado foi que o processo de crescimento se acelerou muito nos últimos anos, onde muitos destes laticínios tiveram forte expansão após 2001, devido ao aumento da taxa de crescimento do PIB mundial, disponibilidade de capital para expansão, desenvolvimento dos emergentes, expansão da União Europeia para 27 países, concentração do varejo, consolidação das marcas próprias de varejistas em diversos países e baixo crescimento do mercado europeu.
"Os players continentais que estão se tornando players mundiais e certamente olharão para mercados emergentes como o brasileiro. A indústria brasileira cresceu em termos absolutos, mas não quando se compara com o crescimento desses grupos de fora. E caso o cenário venha a se concretizar, a indústria local competirá com estes players globais", finaliza.
A matéria é da Equipe MilkPoint.
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