Bom Gosto começará em maio projeto no Uruguai
O laticínio gaúcho Bom Gosto, com sede em Tapejara, no Rio Grande do Sul, começará a construir em maio sua filial no Uruguai, projeto que demanda um investimento de US$ 30 milhões. A princípio, a empresa captará 600.000 litros de leite por dia, para produzir leite em pó e manteiga.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O diretor-presidente do Laticínios Bom Gosto, Wilson Zanatta, chegou na semana passada no Uruguai para anunciar, junto com o prefeito de San José, Juan Chiruchi, a construção da filial da empresa no Uruguai, em um local de 100 hectares com costas ao Rio San José, sobre a Rota 11.
O investimento será de US$ 30 milhões. A captação inicial de 600.000 litros diários virá de um plano de captação, que inclui o apoio a pequenos e médios produtores.
A entrada da empresa no Uruguai, assim como o negócio, outorgará ao setor produtivo um maior dinamismo e provocará uma maior competição da indústria por captação de leite. Diariamente serão produzidas 63 toneladas de leite em pó e 1.050 quilos de manteiga que serão elaborados em uma planta com 80 funcionários.
Zanatta explicou que os trabalhos para a construção da planta se iniciarão em maio ou junho desse ano, estendendo-se por 18 meses e envolvendo, somente na construção, 300 trabalhadores, aos quais se somarão 40 profissionais da construção.
O projeto produtivo contará com três fases. Segundo Zanatta, na primeira serão elaborados leite em pó e manteiga. Em segunda instância, começará a produção de queijos a partir de um volume adicional de leite recebido, quando se planeja uma recepção de 1 milhão de litros diários. Junto com a captação e a ampliação do projeto produtivo, os funcionários da empresa aumentarão para 143. A terceira fase do empreendimento da empresa gaúcha inclui a elaboração de leite longa vida (UHT) e a Bom Gosto estará recebendo 1,5 milhão de litros diários de leite. Em paralelo, estará produzindo 2.500 quilos de manteiga.
No planejamento apresentado ao prefeito Chiruchi, o diretor do Bom Gosto destacou que com os empregados da administração, da promoção da atividade leiteira (veterinários e agrônomos), área comercial e exportação, ao longo das quatro fases, o número de pessoas envolvidas no projeto chega a 254, dinamizando a oferta de emprego. A planta terá um abastecimento de 2 MW de energia elétrica, o que determinará a instalação de uma rede especial por parte da Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) do Uruguai.
A reportagem é do El País Digital, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.