Em evento realizado em São Paulo para apresentar a transição da Merial para a Boehringer, ele afirmou que a multinacional alemã não tinha fábricas na área de saúde animal no Brasil. Na prática, a companhia só comercializava produtos - especialmente vacinas - voltados para o mercado de suínos. Esses produtos eram importados de fábricas nos EUA e no México.
Após a compra da Merial, a Boehringer ganhou musculatura no Brasil. Com um complexo industrial em Paulínia, na região de Campinas (SP), a Merial faturava anualmente mais de R$ 750 milhões no país, levando em consideração as vendas intracompanhia em outros países. O mercado brasileiro de saúde animal movimenta em torno de R$ 4,5 bilhões ao ano.
A jornalistas, Escudero afirmou que, ainda que a Boehringer tivesse uma atuação pequena no Brasil - a companhia não estava sequer entre as dez maiores no país -, a união com a Merial representa uma "complementaridade" do portfólio de produtos vendidos no país. De acordo com ele, o segmento de suínos representava "não mais de 5%" das vendas da Merial no Brasil. Com a Boehringer, essa fatia aumentou para 15%.
Com a incorporação da Merial, a Boehringer tem agora o segmento de bovinos como a maior área de atuação, representando aproximadamente 35% das vendas, segundo Escudero. E a operação em bovinos tende a crescer, visto que a nova fábrica de vacinas contra febre aftosa construída pela Merial em Paulínia está pronta e só depende da autorização do Ministério da Agricultura para começar a funcionar. "Estamos muito perto de inaugurar", afirmou Escudero.
Em todo o mundo, o faturamento combinado da Boehringer e Merial em saúde animal supera € 4 bilhões - no ano passado, a Merial faturou cerca de € 2,5 bilhões de euros. A líder mundial na área de saúde animal é a Zoetis (antiga divisão veterinária da farmacêutica americana Pfizer), que reportou vendas de € 4,25 bilhões em 2016.
No Brasil, a Boehringer é superada por Zoetis, MSD - braço da Merck -, Elanco e Ourofino.
As informações são do Valor Econômico.
"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"