Bem-estar animal poderá estar na agenda da Rio+20
Dez mil brasileiros aderiram à campanha de mobilização global da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, sigla em inglês) que irá pedir à Organização das Nações Unidas (ONU) a inclusão do tema bem-estar animal na agenda da Rio+20.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O abaixo-assinado foi lançado em todo o mundo pela WSPA, em dezembro, na internet. A ação pretende conscientizar as pessoas sobre a relação entre o bem-estar dos animais, especialmente os usados em processos produtivos, e o desenvolvimento sustentável.
A mobilização faz parte da campanha internacional Pegada Animal, que a WSPA lançará no Brasil em março. A campanha se inspira no conceito da Pegada Ecológica, informou a gerente de Comunicação da WSPA Brasil, Flavia Ribeiro. "Ela visa a informar e conscientizar as pessoas sobre como os hábitos alimentares da população influenciam a questão do desenvolvimento sustentável, da agropecuária sustentável."
A campanha pretende esclarecer o consumidor final da origem do produto que ele consome. Por exemplo, se os eles são oriundos de uma criação intensiva ou extensiva, se a carne, os ovos, o leite vêm de uma indústria que tem preocupação com o bem-estar animal, se são produtos orgânicos. "A intenção da campanha no mundo todo é o consumo consciente, para que o consumidor entenda qual é a origem e o que, de fato, ele está adquirindo e o que pode ser feito para promover o bem-estar animal, focado nos animais de produção", disse Flavia.
A ação online ainda continua e é a primeira iniciativa da campanha Pegada Animal. A carta com as assinaturas será encaminhada aos governantes e representantes da ONU em todos os países. "Não existe uma meta. Mas, a gente precisa de muito mais [assinaturas] para poder encaminhá-las à ONU." Segundo informação do Departamento de Ciência e Agropecuária Humanitária da organização, existem atualmente mais de 63 bilhões de animais que fazem parte da cadeia de produção em todo o mundo. Daí a importância de serem adotadas boas práticas na sua criação, transporte e abate. "O universo que a gente está falando impacta na vida de bilhões de animais."
A matéria é da Alana Gandra, da Agência Brasil, resumida e adaptada pela Equipe Agripoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/01/2012
Não pense que a sociedade protetora dos animais entende de produção e de bem estar animal para a produção, o que eles pregam é a "vaca feliz", aquela que fica no seu habitat natural... Agora pergunte para um desses fanaticos se eles querem voltar para seu habitat natural ( viver de caça e coleta, dormir em cavernas, etc.), com certeza eles dirão que não. Por trás dessas organizações o que existe é uma forma de se ganhar dinheiro facil, isso quando não vem de recursos publicos que são repassados as ONGs, são os bandidos modernos, roubam e ainda ganham a fama de herois, enquanto nós produtores que trabalhamos honestamente somos vistos como bandidos pela sociedade urbana. Isso é uma vergonha, está mais que na hora de nós produtores pararmos de baixar a cabeça e aceitar tudo que vem das cidades, afinal ainda deve ter um pouco de respeito e amor proprio dentro de cada um de nós, que somos os verdadeiros herois da humanidade. Herois sim! Pois somos nós que mantemos vivos 7 bilhões de seres humanos, com nosso esforço diario, ano apos ano, superando as adversidades do clima, dos mercados e tantos outros desafios.
Um abraço
Ronaldo

TATUÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/01/2012

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/01/2012
JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/01/2012
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG