Beber leite pode facilitar perda de peso independente da dieta
Um novo estudo sobre emagrecimento, conduzido pela Universidade Ben-Gurion (BGU) do Negev, em Israel, e publicado na última edição do <i>American Journal of Clinical Nutrition</i>, revela que pessoas que consumiram leite ou produtos lácteos perderam mais peso do que aquelas que tomaram pouco ou nenhum desses alimentos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Independentemente da dieta, os participantes com a maior ingestão diária de cálcio - o equivalente a 580 mg - perderam cerca de 6 kg ao fim de dois anos. Em comparação, os voluntários com a menor ingestão diária - cerca de 150 mg, ou metade de um copo - perderam apenas 3,5 kg em média.
Além do cálcio, os pesquisadores descobriram que os níveis de vitamina D no sangue interferiram no sucesso da perda de peso. A presença do composto no organismo era maior entre aqueles que perderam mais peso. O estudo confirmou ainda trabalhos anteriores que afirmavam que pessoas com sobrepeso têm níveis mais baixos de vitamina D no sangue.
Participaram da avaliação mais de 300 homens e mulheres com sobrepeso, com idades entre 40 e 65 anos, durante 24 meses. O estudo levou em conta as dietas mediterrâneas, de baixo teor de gordura e de pouco carboidrato, e foi conduzido pelo Dr. Danit Shahar, do Centro de Saúde e Nutrição S. Daniel Abraham, da BGU, e da Faculdade de Ciências da Saúde.
Segundo Shahar, "sabe-se que pessoas com excesso de peso apresentam menores níveis de vitamina D, mas este é o primeiro estudo que mostra que o índice realmente aumentou entre as pessoas que emagreceram. Esse resultado durou os dois anos em que a pesquisa foi realizada, independentemente do tipo de dieta que os voluntários seguiram".
A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no sangue e pode ser obtida por meio de exposição solar, ingestão de leite fortificado, peixes e ovos. Em geral, os americanos consomem menos que a exigência diária recomendada de vitamina D - encontrada em quatro copos de leite, por exemplo.
As informações foram publicadas no Estado de São Paulo Online, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PADRE PARAÍSO - MINAS GERAIS
EM 11/11/2010
GEAZE

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/10/2010

MINEIROS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 10/10/2010
ACHO QUE A LACTEA BRASIL NÃO SABE DISSO.

CAMPINAS - SÃO PAULO
EM 24/09/2010
Essa é a nossa cultura... Lamentável.
Clemente.