Beber leite pode facilitar perda de peso independente da dieta

Um novo estudo sobre emagrecimento, conduzido pela Universidade Ben-Gurion (BGU) do Negev, em Israel, e publicado na última edição do <i>American Journal of Clinical Nutrition</i>, revela que pessoas que consumiram leite ou produtos lácteos perderam mais peso do que aquelas que tomaram pouco ou nenhum desses alimentos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Um novo estudo sobre emagrecimento, conduzido pela Universidade Ben-Gurion (BGU) do Negev, em Israel, e publicado na última edição do American Journal of Clinical Nutrition, revela que pessoas que consumiram leite ou produtos lácteos perderam mais peso do que aquelas que tomaram pouco ou nenhum desses alimentos.

Independentemente da dieta, os participantes com a maior ingestão diária de cálcio - o equivalente a 580 mg - perderam cerca de 6 kg ao fim de dois anos. Em comparação, os voluntários com a menor ingestão diária - cerca de 150 mg, ou metade de um copo - perderam apenas 3,5 kg em média.

Além do cálcio, os pesquisadores descobriram que os níveis de vitamina D no sangue interferiram no sucesso da perda de peso. A presença do composto no organismo era maior entre aqueles que perderam mais peso. O estudo confirmou ainda trabalhos anteriores que afirmavam que pessoas com sobrepeso têm níveis mais baixos de vitamina D no sangue.

Participaram da avaliação mais de 300 homens e mulheres com sobrepeso, com idades entre 40 e 65 anos, durante 24 meses. O estudo levou em conta as dietas mediterrâneas, de baixo teor de gordura e de pouco carboidrato, e foi conduzido pelo Dr. Danit Shahar, do Centro de Saúde e Nutrição S. Daniel Abraham, da BGU, e da Faculdade de Ciências da Saúde.

Segundo Shahar, "sabe-se que pessoas com excesso de peso apresentam menores níveis de vitamina D, mas este é o primeiro estudo que mostra que o índice realmente aumentou entre as pessoas que emagreceram. Esse resultado durou os dois anos em que a pesquisa foi realizada, independentemente do tipo de dieta que os voluntários seguiram".

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no sangue e pode ser obtida por meio de exposição solar, ingestão de leite fortificado, peixes e ovos. Em geral, os americanos consomem menos que a exigência diária recomendada de vitamina D - encontrada em quatro copos de leite, por exemplo.

As informações foram publicadas no Estado de São Paulo Online, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Geaze Albino Gonçlves
GEAZE ALBINO GONÇLVES

PADRE PARAÍSO - MINAS GERAIS

EM 11/11/2010

O leite é um produto que podemos chamar de "cordão umbilical externo", pois nenhum ser humano consegue sobreviver sem o mesmo durante seus primeiros meses e ou anos de vida. Quando adolescentes, todos amamos tomar um leite quente no café da manhã. Quando pais , nos preocupamos com o leite para nossos filhos e quando velhos sem leite não podemos tomar nossos remédios. Pare e reflita o leite faz parte de nós.
GEAZE
Aline Elem Arantes da Cunha
ALINE ELEM ARANTES DA CUNHA

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/10/2010

o leite e bom so para os mais se idade ou faz bem para jovem tambem
Gilson Alves de Figueiredo
GILSON ALVES DE FIGUEIREDO

MINEIROS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/10/2010

LINDA OBSERVAÇÃO CLEMENTE DA SILVA, PARABENS, CONCORDO POIS TEMOS EVENTO DE LEITE E SERVIÇOS REFRIGERANTE CERVEJA ETC, SERA QUE NÃO TEMOS BOLACHA, CHOCOLATE, DANONE ETC.



ACHO QUE A LACTEA BRASIL NÃO SABE DISSO.
Clemente da Silva
CLEMENTE DA SILVA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 24/09/2010

Mais um resultado de dados positivos sobre a qualidade de vida de pessoas que consomem leite, vindo lá de fora e publicado aqui, num periódico diário, e não num veículo especializado. E nós aqui no Brasil fazemos oquê? Promovemos Isotônicos, Pílulas emagrecedoras, Cervejas, refrigerantes, Chocolates feitos de farinha de soja e outras porcarias torradas, com sabores artificiais de cacau, com 60 a 70% de açúcares, que dizem ser oragânicos... e por aí a fora.
Essa é a nossa cultura... Lamentável.
Clemente.
Qual a sua dúvida hoje?