Mintel revela espaço para aumentar as credenciais de saúde do leite na Índia

Existe uma "forte oportunidade" para os fabricantes de lácteos aumentarem as credenciais de saúde do leite na Índia, de acordo com uma nova pesquisa da Mintel. Enquanto sete em dez (71%) indianos usaram leite pelo menos uma vez nos últimos três meses, de acordo com a Mintel, apenas três em cada cinco (59%) consumidores indianos associam leite a ser saudável e apenas 37% percebem que o leite é uma alta fonte de cálcio. Além disso, o estudo revela que até três em cada cinco (61%) indianos estão tentando consumir mais proteínas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Existe uma “forte oportunidade” para os fabricantes de lácteos aumentarem as credenciais de saúde do leite na Índia, de acordo com uma nova pesquisa da Mintel. Enquanto sete em dez (71%) indianos usaram leite pelo menos uma vez nos últimos três meses, de acordo com a Mintel, apenas três em cada cinco (59%) consumidores indianos associam leite a ser saudável e apenas 37% percebem que o leite é uma alta fonte de cálcio. Além disso, o estudo revela que até três em cada cinco (61%) indianos estão tentando consumir mais proteínas, mas apenas 39% percebem que o leite é uma fonte rica do nutriente.

Continua depois da publicidade

Embora os consumidores indianos possam não reconhecer plenamente os benefícios para a saúde do leite, parece que estão abertos a apoiar estilos de vida mais saudáveis com o produto. De fato, de acordo com a Mintel, mais de um quarto (26%) das pessoas que tomam leite regularmente na Índia procuram leite com algo adicional (como cálcio, proteínas e vitaminas), enquanto 22% buscam produtos lácteos que proporcionem benefícios específicos à saúde.

Natasha Kumar, analista de alimentos e bebidas na Mintel, na Índia, disse: “o leite tem sido tradicionalmente associado a benefícios para a saúde; no entanto, isso pode não ser mais o caso na Índia hoje. Em meio a relatos de adulteração (como a inclusão de ingredientes com detergentes e tintas), os consumidores não veem mais o valor que o leite comum pode fornecer. Há muitas doenças preocupantes relacionadas ao estilo de vida surgindo na Índia e os consumidores prometem adotar estilos de vida mais saudáveis e buscar ativamente benefícios adicionais em tudo o que comem ou bebem".

Continua depois da publicidade

Segundo ela, os fabricantes de produtos lácteos podem explorar essa situação comunicando as credenciais de saúde do leite, como seu alto teor de cálcio e proteína. "Há uma oportunidade para os fabricantes de laticínios fortalecerem o leite a fim de aumentar sua associação com a saúde, particularmente por meio do fornecimento de benefícios que visam preocupações específicas, permitindo que os consumidores vejam o real valor do produto". 

À luz da demanda do consumidor, há uma chamada para que as marcas de laticínios se concentrem em reivindicações éticas e ambientais. De acordo com a Mintel, houve um declínio constante nas reivindicações éticas e ambientais nas categorias de leite e leite com sabor na Índia. Em 2018, menos da metade (45%) dos lançamentos de leite e leite com sabor na Índia tinham reivindicações éticas e ambientais, ante 52% em 2016.

Destacando a demanda por leite ecologicamente correto, três em cada dez (29%) consumidores indianos dizem que buscam ativamente reivindicações éticas ou selos em rótulos de alimentos e bebidas. No entanto, o Mintel disse que apenas 15% dos consumidores de leite na Índia manifestaram suas preocupações em torno do bem-estar dos animais leiteiros.

Kumar acrescentou: “as marcas de lácteos que comunicam efetivamente suas credenciais ambientais e de bem-estar animal podem colher os benefícios das mudanças nas prioridades das pessoas. Os consumidores de hoje não estão apenas conscientes do que eles colocam dentro de seus corpos, mas também do que eles colocam de volta no ambiente. Portanto, quando as marcas seguem as mesmas ideologias, são transparentes sobre suas práticas e carregam reivindicações éticas, esses consumidores informados se levantam e tomam conhecimento. Isso, por sua vez, faz com que eles ganhem confiança a longo prazo". 

As informações são do FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?