Balança comercial de lácteos de Outubro mantém ritmo de Setembro

As importações do mês de Outubro da balança comercial de lácteos vêm mantendo o mesmo ritmo do mês anterior, mantendo a marca de 17 mil toneladas importadas, reafirmando as discussões sobre o tema.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As importações do mês de Outubro da balança comercial de lácteos vêm mantendo o mesmo ritmo do mês anterior, mantendo a marca de 17 mil toneladas importadas, reafirmando as discussões sobre o tema.

Ao considerarmos o equivalente em leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto), foram importados 133 milhões de litros de leite, dos quais 89,4 milhões de litros foram de leite em pó.

A importação de leite em pó somou a quantia de 9 mil toneladas, como pode ser observado na tabela 1. A Argentina lidera a participação no leite em pó integral com 82% do volume, ao passo que o Uruguai foi responsável por 90% do leite em pó desnatado importado pelo Brasil. Aliás, esse é um produto que normalmente o Brasil não importa em quantidades significativas, ao contrário do leite em pó integral. Nesse mês, porém, o leite em pó desnatado foi o principal produto importado, com 5.448 toneladas. Vale lembrar que não há acordo de cotas de importação sendo negociado com o Uruguai.

Ainda, a Argentina é o principal exportador de queijo e soro para o Brasil, reafirmando as constantes notícias de entradas de produtos argentinos. De queijos, foram quase 5.000 toneladas.

Um fato que merece notícia foi a não importação do leite em pó chileno nesse mês. O setor tem demonstrado preocupação com o leite proveniente desse país (leia mais aqui).

Houve um aumento de 41% na importação de soro de leite no mês de Outubro em comparação com o mês passado, tendo como novidade o aparecimento dos Estados Unidos com 10% desse volume, vindo atrás da Argentina (60%), França (17%) e Uruguai (13%).

O leite condensado continua sendo o produto mais exportado, com aproximadamente 3 mil toneladas, seguido do leite UHT.

Tabela 1. Balança comercial de lácteos de Out/2011

Figura 1

O déficit acumulado no ano de 2011 atinge o número de 858 milhões de litros de leite (961,50 milhões importados x 103,2 milhões exportados), representando já 73% a mais do que o valor total de 2010.

Esse déficit equivale a 3,15% do nosso consumo no período, como pode ser visto no gráfico abaixo, que traz os totais para 2008, 2009, 2010 e o acumulado até outubro para 2011.

Gráfico1. Porcentagem de exportação e importação em relação ao consumo de leite no Brasil (Fonte: MilkPoint, a partir de dados do MDIC)

Figura 2
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?