ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bahia Produtiva impulsiona atividade leiteira no oeste baiano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2020

2 MIN DE LEITURA

2
2

O sistema produtivo do leite da agricultura familiar da região Oeste da Bahia já recebeu R$ 8,7 milhões de investimentos do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os recursos são aplicados na oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores, em novas tecnologias de produção, genética, manejo, logística e acesso ao mercado.

A Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), localizada em Barreirinhas, no município de Barreiras, foi uma das organizações beneficiadas. Neste mês de agosto, recebeu equipamentos para desenvolver a atividade leiteira na região, num total de R$ 2,2 milhões de investimentos.

Entre os equipamentos entregues, estão 18 resfriadores, semeadeira, quatro plantadeiras, quatro colhedoras de forragem, distribuidor de calcário e adubo, pulverizador, roçadeira, grade aradora, triturador de grãos, misturador de ração, trator e ainda um caminhão para ajudar a escoar a produção de leite da cooperativa. Além disso, a cooperativa recebe assistência técnica e extensão rural (Ater) contínua.

O presidente da Cooperleite, José de Jesus Domingues, afirma que sem os resfriadores, a cooperativa ficava na dependência das queijarias: “A gente vendia nosso leite a qualquer preço, além disso, a mão de obra de fazer silagem e plantar era na tração animal, com muito esforço. Essas máquinas diminuíram muito a mão de obra e, agora, a ração pra gente vai ficar mais barata”.

A Cooperleite conta com seis associações vinculadas e 201 produtores associados, que produzem cerca de 12 mil litros por dia. O leite captado é enviado para três laticínios da região, mas a expectativa é que daqui a um ano a cooperativa já esteja beneficiando seu próprio leite, pois também está previsto um aditivo no convênio do Bahia Produtiva que prevê a construção de um laticínio para processar 15 mil litros de leite por dia.

Segundo Domingues, os investimentos vão alavancar o desenvolvimento não só da cooperativa, mas da região oeste: “Certamente o setor do leite não será igual daqui pra frente. A chegada dessas máquinas e equipamentos vai nos permitir produzir mais, com mais eficiência e lucratividade. A gente vai ter comércio, logística e melhorias para o produtor da porteira pra dentro. Foi a concretização de um sonho de tantos anos dos produtores de leite. É o começo, o início de um novo tempo”.

O assistente técnico em bovinocultura de leite do Bahia Produtiva, José Antônio de Araújo, explica que com os investimentos a cooperativa tem a oportunidade de planejar e apoiar a base produtiva melhorando a qualidade genética do rebanho, a qualidade e oferta de alimentos para as vacas leiteiras e a logística da coleta de leite: “Com isso, os produtores da região serão inseridos no mercado e a Cooperleite vai indiretamente fazer uma transferência de renda no campo. Temos exemplos em projetos apoiados pelo Bahia Produtiva onde o agricultor familiar saiu de uma produção de 55 litros de leite por dia, passando a produzir 140 litros por dia em 04 anos”.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

As informações são da Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DUARTE VILELA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/08/2020

É notável o desenvolvimento da pecuária de leite no Oeste da Bahia nos últimos 2 a 3 anos, notadamente Barreiras e região. Tive a oportunidade de visitar e participar de evento em 2018 e neste ano de dois debates via web. Neste empenho todo destaco as ações da Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), da Secretaria de Agricultura e da Federação de Agricultura do Estado, sem esquecer do assessor técnico Ubirajara Zapponi, o Bira, incansável na luta pela pecuária de leite da região. Dia 03/09/2020 às 18 horas participarei de um evento importante sobre Alfafa como alternativa para a agricultura irrigada em MATOPIBA & GOIÁS.
ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/08/2020

Muito bom o artigo publicado sobre as ações da Cooperleite, com apoio do Governo do Estado da Bahia e CAR, para o desenvolvimento e crescimento da pecuária leiteira no Oeste da Bahia.
O cerrado baiano possui um grande potencial produtivo neste segmento por reunir excelentes condições edafoclimáticas; topografia; recursos hídricos; logística e outros, favoráveis ao incremento da atividade.
A integração agricultura/pecuária nos últimos 10 anos, contribuiu significativamente para alavancar o agronegócio na região, elevando a Bahia para o segundo maior produtor de grãos e algodão, do Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures