BA visa melhorar genética animal com Unidade de Coleta de Sêmen

Para aumentar a produção de leite da agricultura familiar foi inaugurado neste sábado (5), no município de Utinga (BA), a 433 quilômetros de Salvador, a primeira Unidade de Coleta de Sêmen do Estado, que faz parte do Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Para aumentar a produção de leite da agricultura familiar foi inaugurado neste sábado (5), no município de Utinga (BA), a 433 quilômetros de Salvador, a primeira Unidade de Coleta de Sêmen do Estado, que faz parte do Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA).

O programa torna acessível a genética de animais selecionados para agricultores familiares, transferindo a qualidade genética por meio de inseminação artificial. Segundo o presidente da EBDA, Emerson Leal, a técnica utiliza sêmen de reprodutores com características genéticas superiores, para assegurar crias de alta produtividade a custo baixo. Para o trabalho desenvolvido, a EBDA utiliza animais oriundos das raças Gir Leiteiro e Guzerá Leiteiros.

O programa abrange os principais municípios produtores de leite, a exemplo de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Jacobina Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A meta é inseminar 10 mil vacas. Neste sábado foram liberadas as primeiras 800 doses de sêmen para utilização em animais de produtores assistidos pela empresa.

O secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, afirmou que o programa busca a autossuficiência na produção de leite do estado. "Temos que colocar a produção leiteira da agricultura familiar no mesmo nível da agricultura empresarial. Estamos oferecendo assistência técnica a fim de buscar a autossuficiência leiteira. Antes, os pequenos agricultores vendiam seus animais para os empresários, hoje com os programas, eles querem aumentar suas produções".

As informações são do Governo da Bahia, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

JOAO CARLOS COSTA RAMOS
JOAO CARLOS COSTA RAMOS

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/06/2011

A raça Jersey é a segunda maior produtora de leite, so perdendo para a Holandesa, e estranho que nos programas governamentais nao usam a genetica Jersey, principalmente em programas direcionados aos medios e pequenos produtores rurais.

Nossos dirigentes da Associacão nacional e estaduais do Jersey devem ser mais atuantes nestes momentos.
Qual a sua dúvida hoje?