BA: Geraleite busca desenvolver produção no Estado

Grande potencial e pouca produção levaram o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Bahia a trabalhar com foco na gestão junto a produtores de leite. O estado detém o terceiro maior rebanho de vacas leiteiras do Brasil. Perde apenas para Minas Gerais e Goiás. No entanto, contribui com apenas 3,45% do leite produzido no país. Para mudar esse quadro, foi criado o Geraleite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Grande potencial e pouca produção levaram o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Bahia a trabalhar com foco na gestão junto a produtores de leite. O estado detém o terceiro maior rebanho de vacas leiteiras do Brasil. Perde apenas para Minas Gerais e Goiás. No entanto, contribui com apenas 3,45% do leite produzido no país.

Para mudar esse quadro, foi criado o Geraleite, parceria do sistema Faeb/Senar (Federação da Agricultura do Estado da Bahia e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Sebrae. O projeto é voltado aos grupos de propriedades leiteiras ligadas a uma agroindústria. "O Geraleite atua em toda a cadeia produtiva, desde o insumo, passando pela produção, até a indústria", explica Luiz Sande, gerente da Faeb/Senar.

Desconhecimento da utilização de tecnologia de produção, falta de especialização de mão de obra e uso inadequado de recursos naturais são algumas das principais razões da baixa produtividade da bovinocultura leiteira da Bahia. O projeto Geraleite foi inspirado nas experiências de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. "Em Minas, conhecemos o Educampo, e no Rio, visitamos o Balde Cheio.

Assim, descobrimos que a Bahia queria mais, pois a nossa proposta é capacitar o produtor para que ele mesmo perceba a viabilidade do seu próprio negócio", explica Fernandes. O projeto já alcança 71 municípios baianos e 368 produtores. O atendimento aos produtores é sempre feito por meio de cooperativas.

As informações são do Sebrae, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

renildo peixoto de carvalho
RENILDO PEIXOTO DE CARVALHO

BIRIGUI - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/01/2014

É um grande avanco ao pequeno produtor que estava realmente abandonado pelo politica do governo. Gostaria de saber  se na regiao de Aracatuba-SP a algum projeto deste ao pequeno proddutor se tem como posso ter acesso ao mesmo. Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato. Fone (18) 99701-8886 falar com Edi ou Renildo, pois possuo uma pequena propriedade onde trabalhamos com gado de leite.
Nivia Chacara
NIVIA CHACARA

IBIRAPUÃ - BAHIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/01/2011

Como produtora rural faço parte do Projeto Balde Cheio, mas acompanho o Projeto Gera Leite que no extremo Sul da Bahia através da parceria com a Indústria de Laticínios P & L está tendo um grande avanço, os resultados já são percecptíveis e acredito plenamente no sucesso deste trabalho.
Qual a sua dúvida hoje?