Austrália: aumenta demanda por exportações do país

Os mercados mundiais estão demandando cada vez mais produtos lácteos da Austrália, mas com as atuais tendências, os exportadores australianos podem ter dificuldade em produzir leite suficiente para satisfazer a demanda externa, de forma lucrativa. Austrália, Nova Zelândia e algumas nações da América do Sul deverão ser mais importantes no mercado internacional de lácteos na próxima década, porque importantes regiões como a Europa e Estados Unidos, deverão consumir quase tudo que seus produtores puderem fornecer.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os mercados mundiais estão demandando cada vez mais produtos lácteos da Austrália, mas com as atuais tendências, os exportadores australianos podem ter dificuldade em produzir leite suficiente para satisfazer a demanda externa, de forma lucrativa.

Austrália, Nova Zelândia e algumas nações da América do Sul deverão ser mais importantes no mercado internacional de lácteos na próxima década, porque importantes regiões como a Europa e Estados Unidos, deverão consumir quase tudo que seus produtores puderem fornecer. Somente 7% da produção global de leite é comercializada internacionalmente, mas a demanda está aumentando rapidamente na Ásia.

A era dos grandes subsídios à produção, que resultaram em montanhas de estoques de manteiga e leite no hemisfério norte durante os anos oitenta e noventa, terminou, com os estoques mundiais agora reduzidos a níveis mínimos.

Apesar da Nova Zelândia e Austrália já representarem metade do comércio mundial de exportação, seus mercados podem se tornar mais voláteis, de acordo com o Dairy Australia, porque poucas reservas estão disponíveis para proteger a região dos dramáticos aumentos de preços com o aumento da demanda. Grandes preços são provavelmente seguidos por grandes quedas de preços - volatilidade que pode dificultar para os produtores, disse a gerente de conhecimento e estratégia de mercado do Dairy Australia, Joanne Bills.

Para os produtores sobreviverem a essa montanha russa de preços e fornecerem mais leite para os mercados em expansão, os processadores de lácteos estarão sob crescente pressão para garantir planejamentos de preços e exportação em longo prazo.

Na última década, estações de seca, crescimento urbano sobre as áreas rurais e reduções de preços, que ocasionou a desregulamentação do mercado doméstico em New South Wales e Queensland, reduziram a produção de leite da Austrália de 10,5 bilhões de litros para 8,1 bilhões de litros. E embora os preços tenham melhorado para muitos produtores esse ano, os cortes feitos no sul da Austrália no ano passado deixaram muitos deles financeiramente afetados e cuidadosos sobre se comprometer com aumentos da produção em longo prazo, sem que garantias de estabilidade de preços não fossem fornecidas, disse Bills.

Ela disse que as previsões de médio e longo prazo para as exportações da Austrália são boas para os exportadores, que poderão contar com contratos confiáveis e lucrativos. A Ásia provavelmente não poderá suprir sua grande demanda, particularmente nos países do sudeste da Ásia, como Malásia e Indonésia. A China devera importar bastante nos próximos anos, apoiando a demanda global, apesar dos grandes esforços feitos para aumentar sua produção doméstica. O Oriente Médio é outro mercado promissor para as exportações australianas.

O último relatório sobre Perspectivas de Mercado do Dairy Australia, divulgado recentemente, também destacou os desafios da produção de lácteos do país, incluindo pressões climáticas e de escassez de água para áreas tradicionalmente irrigadas do norte de Victoria, Lower Murray e Riverina. Há uma década, essas regiões produziam 28% do leite australiano mas, no último ano fiscal, esse número caiu para 21%.

As informações são do FarmOnline.com.au, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?